Honduras — O governo de Honduras confirmou ontem, que pelo menos duas pessoas morreram em incidentes registrados depois do retorno do presidente hondurenho deposto , Manuel Zelaya. O toque de recolher foi suspenso e os quatro principais aeroportos do país foram reabertos. Uma das vítimas é um homem de 65 anos que morreu “em um fogo cruzado” entre a polícia e simpatizantes de Zelaya em Tegucigalpa, e a outra é um jovem que morreu devido ao disparo de um policial por não atender a ordem de parar.

Ultimato
Itália — O ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse ontem que os países do Grupo dos Oito (G-8, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia) dará ao Irã o prazo até o final do ano para encerrar seu programa de enriquecimento de urânio e evitar novas sanções. Frattini, cujo país está na presidência rotativa do clube dos países mais ricos, conhecido como G-8, disse que ministros de Relações Exteriores dos países membros concordaram, na noite de quarta-feira, em dar mais tempo ao Irã.

Aquecimento
Estados Unidos — A temperatura média da Terra aumentará cerca de 3ºC até 2100 mesmo se todos os países conseguirem reduzir conforme o previsto suas emissões de gases causadores do efeito estufa, revela uma nova estimativa de cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU). Os cientistas avaliaram os planos de cortes de emissões dos 192 países filiados à entidade e calcularam quais seriam seus efeitos sobre as mudanças climáticas conforme as previsões mais otimistas.