O Instituto de pesquisas on-line Qualibest (www.qualibest.com.br) acaba de finalizar um levantamento com internautas de todas as regiões do país para medir a influência dos jogos Pan-americanos no seu dia-a-dia.

 

Cerca de 48% dos entrevistados afirmaram que estão alterando a sua rotina para acompanhar as competições dos jogos Pan-americanos. Notou-se também que os homens acompanham os jogos mais do que as mulheres, já que enquanto 48% dos homens entrevistados afirmaram alterar sua rotina, apenas 36% das mulheres fizeram o mesmo. A porcentagem de homens cariocas (62%) que mudaram sua rotina é maior, justamente por serem a cidade-sede.

 

O internauta brasileiro também está confiante na participação do Brasil nos jogos. Para 94% dos entrevistados os atletas brasileiros terão um melhor desempenho e conseqüentemente conquistarão mais medalhas para o país.

 

Segundo os entrevistados, os esportes com maior chance de medalhas são o Voleibol (88%) e Vôlei de Praia (79%). A Natação (72%), a Ginástica Artística (65%) e o Futebol (65%), também foram bastante apontados. Cruzando os dados da pesquisa, percebe-se que os homens definem um maior número de favoritos a medalhas do que as mulheres, provavelmente por influência da maior atenção e interesse dado ao evento.

 

A pesquisa apurou também quais esportes os brasileiros gostam de acompanhar independentemente da participação de atletas locais. Os esportes que mais agradam o público foram a Ginástica Olímpica apontada por 63% dos entrevistados, seguida pelo Voleibol, 61%, pela Natação, 41%, e pela Ginástica Rítmica, 40%.

 

Outro dado levantado foi sobre o fato de o Brasil estar ou não preparado para receber a Copa do Mundo de 2014 e o Jogos Olímpicos de 2016, como se comenta. 47% dos entrevistados acreditam que o país já está preparado para receber os dois eventos, já 14% acreditam que só está preparado para receber a Copa do Mundo e 9%, apenas para as Olimpíadas. Por outro lado, 23% acreditam que o Brasil não está preparado para receber nenhum dos dois eventos e 7% não soube avaliar. Os 30% formados entre aqueles que acreditam que o país não está preparado e por aqueles que não sabem avaliar, são os que menos alteram suas rotinas.

 

A televisão é apontada pela maioria dos entrevistados como o veículo escolhido para acompanhar os jogos. Enquanto a maioria dos entrevistados, 52%, acompanha os jogos pela TV aberta, 30% acompanha pela TV por assinatura, 14% pela Internet e apenas 2% pelos jornais.

 

A Caixa Econômica Federal (25%), a Olympikus (20%) e a Petrobras (14%), na condição de patrocinadoras, foram as marcas mais mencionadas espontaneamente na pesquisa. Os outros patrocinadores do evento – Sol, Oi e Sadia -, no entanto, foram superados no índice pela Nike e pelo Banco do Brasil.

 

Já no critério lembrança estimulada – quando o entrevistado deve apenas apontar entre as marcas sugeridas quais são as patrocinadoras do evento -, a Petrobras salta para a primeira posição, com 73% das menções, seguida pela Caixa, Olympikus, Oi e Sol. Mais uma vez aqui, o Banco do Brasil, que não é patrocinador do evento, supera a Sadia.

 

Dados da Pesquisa
 

Coleta: Questionário enviado via web, de auto-preenchimento.

Amostra:  Foram realizadas 403 entrevistas em todo o Brasil a partir da base de dados de pessoas que se cadastraram no site do QualiBest.

 

Campo: Entre 17 e 18 de julho de 2007

 

 

Instituto QualiBest – Ao longo de sete anos  de atividade no segmento de pesquisas de mercado via Internet, o Instituto QualiBest já conta com 60 mil usuários cadastrados em todo o país e oferece uma série de ferramentas que podem servir como subsídio para futuras reportagens, tais quais: pesquisas quantitativas, discussões digitais, painéis online, relatórios de e-commerce, entrevistas dirigidas sobre mercados específicos, testes de qualidade de sites, estudos sobre posicionamento e reposicionamento de marcas e imagens, além de testes e estudos sobre a eficácia de campanhas publicitárias. Entre as organizações que já realizaram pesquisas com o Instituto QualiBest destacam-se as agências F/Nazca, JWT, Loducca e Lowe, Banco Panamericano, Basf, Abott, Euro Interaction, Terra , Intel, Telefonica e Nokia