O Paraná contabilizou 1.719 denúncias de irregularidades durante a campanha eleitoral feitas pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral. O maior volume de denúncias foi registrado em Curitiba: 284. Em seguida aparecem Londrina (100), São José dos Pinhais (76) e Matinhos (68). Em outros 67 municípios paranaenses, apenas uma denúncia foi feita. Em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram contabilizadas 61 mil denúncias.

Mulheres
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná rejeitou, na segunda-feira, por unanimidade, as contas do Diretório Estadual do PTB do Paraná de 2014. Segundo a assessoria do órgão, a decisão é inédita e foi tomada porque a legenda não destinou parte dos recursos que recebeu do fundo partidário para programas de promoção da participação das mulheres na política, como manda a lei. Com a decisão, a legenda foi condenada à suspensão do repasse dos recursos do Fundo Partidário pelo período de dois meses. O partido foi ainda intimado a devolver aos cofres públicos, em 60 dias, o valor de R$ 3.895,00.

Promoção
O TRE determinou ainda que a Secretaria de Controle Interno e Auditoria do órgão acompanhe a destinação de R$ 1.947,50 do ano seguinte após o julgamento final do caso para criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres. Enquanto não se encampar verdadeiramente a integração das mulheres na política, esses números não mudarão substancialmente e, para que a mudança possa começar a acontecer, é fundamental que as medidas previstas na legislação e voltadas para esse público, que é maioria na realidade e minoria nos parlamentos, passem a ser respeitadas, afirmou o relator do caso, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

Recuo
Diante do impasse nas negociações com o governo do Estado, dirigentes dos sindicatos que representam os servidores públicos estaduais já admitem aceitar um parcelamento do pagamento do reajuste salarial previsto para janeiro de 2017. Em reunião ontem com deputados do bloco independente e de oposição na Assembleia Legislativa, integrantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) reconheceram o desgaste com as greves iniciadas na semana passada, e afirmaram estarem dispostos a retomar as negociações com o governo para o fim das paralisações.

Parcelamento
Uma nova reunião, com o líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), foi marcada na tentativa de reabrir o diálogo entre o funcionalismo e o Executivo. A posição dos sindicatos é de que os servidores não abrem da manutenção da data base, mas admitem negociar a forma de pagamento da reposição da inflação. Uma das possibilidades é que parte do reajuste seja pago em janeiro, e a outra parte em maio do ano que vem.

Telemarketing
O candidato à prefeitura pelo PSD, Ney Leprevost, publicou ontem em sua página no Facebook que ligações telefônicas para eleitores têm sido feitas com o objetivo de atingir sua candidatura. Ele pediu para, caso algum eleitor receba ligações deste tipo durante a noite, denunciar pela página da candidatura no Facebook e pelo WhatsApp 41 8876 5586.

Armação
Informamos que nenhuma ligação telefônica em nome de Ney Leprevost é feita para residências ou celulares fora do horário entre 9h e 20h, escreveu eu seu perfil. Qualquer ligação fora deste horário é uma armação política visando denegrir nossa candidatura. Espalhe este comunicado e, caso isso aconteça, denuncie, afirmou a campanha do candidato do PSD.