Nesta semana, artistas de performance apresentam seus trabalhos na Bienal Internacional de Curitiba 2013  sob curadoria de Fernando Ribeiro.

É o caso da carioca Vivian Cáfaro, que com formação em teatro, dança e arte-educação, desenvolve uma pesquisa relacionada ao espaço da cidade por meio da cultura alternativa do parkour. Recontextualizando as práticas do parkour por meio da performance, o seu trabalho traça um novo olhar sobre o espaço urbano.  A reconhecida artista performática curitibana Margit Leisner estudou Artes Visuais com aprofundamento em Performance Arte, na F + F Schule fur Kunst und Mediendesign (Zurich). Suas performances partem de ações simples e se direcionam para a ressignificação do cotidiano, do espaço e do tempo presente. Questões que cruzam a vida e a arte, mas que nem sempre são vistas em sua completude, surgem no mais sutil fazer da artista.

A japonesa Sakiko Yamaoka tem uma longa produção em performance art e um trabalho de relação com as pessoas. Desenvolve obras a partir de simples ações no espaço público, envolvendo, dialogando e relacionando-se diretamente com as pessoas. Questões relacionadas à migração e ao estrangeiro fazem parte de sua pesquisa e ganham um peso especial em sua primeira vez no Brasil. Na Bienal Internacional de Curitiba apresenta duas performances, além da mostra de vídeo Sculpture of Eye Contacts.

SERVIÇO
Performance High Five Gardening (Sakiko Yamaoka)
Data: 7 de outubro
Horário: 12h às 15h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro (próximo ao Bondinho)

Mostra de vídeo – Sculpture of Eye Contacts (Sakiko Yamaoka)
Data: 5 a 19 de outubro
Horário: 10h às 23h (2ª a 4ª feira), 11h à 1h (5ª a sábado) e 12h às 23h (domingo)
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389 I São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br

Performance – Sculpture of Eye Contacts (Sakiko Yamaoka)
Data: 12 de outubro
Horário: 16h
Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389 I São Francisco)
Tel.: (41) 3618-0388
www.brooklyncoffeeshop.com.br