A expressão Deus seja louvado pode fazer parte dos itens obrigatórios que compõe os textos das placas inaugurais de obras públicas realizadas no município. Pelo menos é o que quer o vereador José Carlos Chicarelli (PSDC), que apresentou projeto prevendo que toda placa de inauguração da Capital inclua essa expressão.

Cultura
Em sua justificativa, o vereador lembra dados publicados pelo IBGE em 2010, segundo os quais 93% da população de Curitiba professa alguma religião. É por isso que a religião é parte tão importante da cultura curitibana, uma vez que revela a pluralidade dos povos que ajudaram construí-la, fazendo-se presente na arquitetura, costumes e no cotidiano da população, argumenta. Além destas razões, Chicarelli aponta em sua justificativa que a normatização evita a omissão do nome de algum político que participou da realização da obra em função de divergências políticas, por ocasião das trocas de governo.

Escada
O deputado Fernando Scanavacca (PDT) cobrou, na sessão de ontem, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), a troca dos elevadores da Casa. Segundo Scanavacca, os elevadores do prédio onde ficam os gabinetes dos parlamentares do baixo clero vivem quebrando, obrigando-os a usarem as escadas. Os recursos que estamos devolvendo ao governo poderiam muito bem serem usados com a troca dos elevadores, disse, referindo-se às verbas economizadas pela Casa e devolvidas ao Executivo.

Entrega
Traiano admitiu que a reclamação tem fundamento, e alegou que já existe um projeto para a instalação de mais dois elevadores. O tucano alegou, porém, que as empresas pedem de um ano a um ano e meio para a entrega, por isso a demora.

Orçamento
Os deputados apresentaram 1.437 emendas à proposta do governo de Orçamento do Estado para 2016. Já o Plano Plurianual (PPA) do período de 2016 a 2019 recebeu 167 emendas. A Comissão de Orçamento pretende votar parecer até o final do mês. A proposta tem que ser aprovada em plenário até 17 de dezembro, quando os parlamentares entram em recesso. Segundo o relator, deputado Élio Rusch (DEM), o próprio governo ainda deve apresentar emendas ao projeto que ele mesmo propôs, no final de setembro. Sempre surgem dúvidas em relação a alguma secretaria. É normal, alega Rusch.

Fraude
O juiz da 7.ª Vara Criminal de Curitiba, César Maranhão de Loyola Furtado, acatou denúncia do Ministério Público contra um suposto esquema de fraude em licitação para a construção de um prédio anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), orçada em R$ 36,4 milhões. Segundo o MP, a licitação teria sido direcionada para beneficiar a construtora Sial, vencedora da disputa. A história veio à tona depois que depois que o ex-coordenador do TCE, Luiz Bernardo Dias Costa, foi preso em flagrante em junho de 2014 ao sair da sede da construtora com R$ 200 mil em dinheiro. O TCE suspendeu a licitação e a obra.

Cerco
Estudantes, professores e representantes de entidades contrários ao projeto Escola sem partido pretendem se mobilizar para tentar convencer os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia a barrarem a proposta. A estratégia foi traçada em audiência pública ontem. É importante que possamos derrotar estas propostas já na CCJ, disse o deputado Tadeu Veneri (PT).