A Prefeitura Municipal de Curitiba realiza diariamente o serviço de poda de árvores na Capital. A arborização é um item importante dentro do espaço urbano e os benefícios ambientais proporcionados são enormes, como a diminuição da poluição e a maior permeabilidade do solo, essenciais à qualidade de vida. Em Curitiba, existem cerca de 300 mil árvores nas ruas, que estão sob responsabilidade da Prefeitura e que, dependendo da espécie, precisam ser podadas a cada ano.
Nas áreas urbanas, a poda é uma prática permanente que visa garantir um conjunto de árvores vitais, seguras e de aspecto visual agradável. Deve ser feita a partir de um levantamento das espécies predominantes na arborização da cidade.

O serviço é realizado pela Prefeitura, mas o cidadão também pode solicitá-lo quando houver necessidade. Diariamente é feito um cronograma de trabalho que funciona de acordo com o local de ocorrência da espécie e sua melhor época. A arborização é realizada para manter o bom desenvolvimento da vegetação arbórea em locais púbicos e para isso existem quatro tipos de poda: de formação, de limpeza, de emergência e de adequação.

A poda de formação visa proporcionar uma forma adequada à arvore durante o seu desenvolvimento. Já a de limpeza elimina ramos doentes, praguejados ou danificados. Na poda de emergência, são retirados galhos que pode colocar em risco a segurança da população, e a adequação visa adaptar a árvore ao espaço que lhe confere.
Neste começo de semana, as podas estão acontecendo na Rua Silva Jardim. Equipes do Meio Ambiente fazem os cortes nas árvores — muitas vezes com o auxílio de um caminhão especial, que eleva o operário até próximo dos galhos que serão cortados. Depois uma outra equipe passa recolhendo os restos, que são encaminhados para o descarte correto.