Espanha — A polícia espanhola prendeu 121 pessoas no que descreveu como a maior operação contra pornografia infantil na internet já realizada no país. As prisões, feitas nos últimos sete dias, são parte de uma longa operação que começou em julho do ano passado e que, segundo informações inicias, contou com ajuda da polícia brasileira. Milhões de imagens de crianças foram apreendidas em uma série de batidas em todo o país, que revelaram também uma rede que abrange 75 países.

Impasse
Bolívia — Quatro governadores da oposição na Bolívia suspenderam “temporariamente” ontem, o diálogo com o presidente Evo Morales, acusando-o de não cumprir as bases do processo de negociações e realizar uma “caçada” contra cidadãos e líderes de sua região. Em nome de seus colegas opositores, o governador de Tarija, Mario Cossío, anunciou a medida e exigiu a intervenção direta de Evo para salvar o diálogo que tenta encerrar a crise política do país.  

Líder
Estados Unidos — O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, ampliou a liderança sobre o seu rival republicano John McCain após o primeiro debate presidencial entre os dois, indicam as pesquisas publicadas nesta quarta-feira. A pesquisa da Pew Research Center mostra que Obama lidera com 49% das intenções de voto dos americanos, enquanto McCain está com 42%. A sondagem entrevistou apenas eleitores registrados. Na pesquisa anterior da Pew, Obama tinha 46% das intenções de voto e McCain 44%.

Extremistas
Irã — O líder supremo do Irã, o grão-aiatolá Ali Khamenei, disse ontem que o Irã apoiará o governo do grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza e que o Estado de Israel está se enfraquecendo e caminha rumo à destruição, informou a televisão estatal iraniana. Khamenei, que tem poder de decisão final no Irã, chamou o primeiro-ministro do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, de um “mujahed”, ou “guerreiro santo”, ao dizer ao líder do grupo que “a nação iraniana nunca deixará você só”.

Contaminação
Os pais de um bebê chinês que foi contaminado por ter bebido leite com o produto químico melamina estão interpelando judicialmente a indústria láctea que fabricou o produto, enquanto mais quinze outras companhias do setor de laticínios foram apontadas nesta quarta-feira como responsáveis por produtos contaminados com o produto químico melamina. Uma série de novos testes ampliou o escândalo em relação aos produtos chineses com leite na fórmula.