O líder do PMN na Câmara, vereador Chico do Uberaba, bem que tentou ontem desmentir a informação de que o ex-prefeito Rafael Greca, que no ano passado trocou o PMDB pela sigla em busca de legenda para tentar voltar à prefeitura, estaria pensando em mudar novamente de partido. Rafael Greca não pretende mudar de partido, garantiu Uberaba. De acordo com ele, o PMN tem sido procurado por representantes de outros partidos que questionam os posicionamentos do pré-candidato. Na prática, o pré-candidato Rafael Greca está ao lado do povo de Curitiba, assegurou o parlamentar.

Debates
O problema é que o próprio Greca confirmou ter sido convidado para se filiar ao DEM pelo deputado estadual Pedro Lupion (DEM). E afirmou que está avaliando o convite. O motivo da nova mudança seria garantir presença nos debates televisivos. Pela nova lei eleitoral, só candidatos de partidos com pelo menos nove deputados federais eleitos tem garantia de participação nesses confrontos, o que não acontece com o PMN de Uberaba. Lupion também confirmou o convite e o interesse da cúpula nacional do Democratas em atrair o ex-prefeito para a legenda.

Rodízio
O deputado estadual Maurício Requião Filho (PMDB) – filho do senador Roberto Requião (PMDB) – assume a liderança da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, após o Carnaval. Ele substituirá o deputado Tadeu Veneri (PT), atual líder oposicionista na Casa. Requião Filho – que assim como Veneri é pré-candidato à prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano – prometeu redobrar as cobranças ao governo estadual e exigir que as denúncias de corrupção que envolvem a atual administração deflagrados nas operações Publicano e Quadro Negro, sejam esclarecidos.

Falta
Também pré-candidato à prefeitura, o deputado Luciano Ducci (PSB) voltou a criticar a gestão Fruet que propôs agora criar guarda-volumes aos moradores de rua de Curitiba. Lamentável a falta de políticas públicas para as pessoas em situação de rua da nossa Curitiba. Distribuir colchões e agora guarda-volumes só reforça a permanência desta população tão marginalizada nas ruas. Falta planejamento, falta competência, falta prefeito, diz Ducci.

Defesa
O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) rebateu as afirmações de deputados da oposição sobre o envolvimento do governador Beto Richa com o desvio de recursos investigados na Operação Quadro Negro. Repudio qualquer acusação ou insinuação que possa haver sobre a existência de caixa 2 na campanha eleitoral e reafirmo minha confiança que que possam ter sido injustamente acusados. O governo não tem absolutamente nada a esconder, quer a transparência , disse Romanelli.

Na carne
O deputado lembrou que foi o governo do Estado que deu início às investigações sobre os desvios ocorridos nas obras de escolas públicas. O governo agiu, tem agido e continuará a agir para apurar com rigor das responsabilidades , disse o líder governista.

Adesão
Na Câmara Municipal, o vereador Jorge Bernardi (Rede) anunciou que está em formação uma nova bancada de oposição ao prefeito Gustavo Fruet (PDT). Os partidos políticos Rede, PMN e PMDB já teriam aderido ao grupo e outros parlamentares estariam conversando com Bernardi. Não faremos uma oposição raivosa, será programática, garantiu ele. Bernardi foi eleito pelo PDT de Fruet, mas rompeu com o prefeito e deixou o partido no ano passado, depois que Fruet apoiou a eleição do vereador Aílton Araújo (PSC) para a presidência da Câmara.