Na praça do centro antigo de Praga, as torres da igreja Nossa Senhora de Tÿn parecem sair de um conto de fadas ou um livro de mistérios. Suas silhuetas marcam a paisagem, concorrendo com o famoso Relógio Astronômico. Capital onde os jovens casais saem da cerimônia de casamento para rodar a cidade, fazendo pose para fotografias, lembranças no futuro. Ao meio dia todos os olhos se dirigem para o Relógio, para ver  os doze apóstolos que desfilam ao som das doze badaladas , o galo  que canta  e a Morte que dá sinal de vida. Para que tudo dê certo, sempre existe um funcionário, de uma mesma empresa, que há mais de cento e cinqüenta anos se encarrega de verificar  o bom funcionamento das rodas dentadas, responsáveis pelo movimento das figuras ao meio dia.
Ainda hoje, professores vestem uma capa vermelha e usam um chapéu de veludo, para entregar os diplomas de final de ano na mais antiga Universidade da Europa Central, a Karolinum. Foi só depois do fim do regime comunista que o reitor teve, novamente, o direito de fazer seu discurso em latim. Também é em latim que os estudantes prestam juramento de fidelidade aos valores da Universidade, tocando, com a mão direita, o cetro da faculdade.

Na Casa Municipal, o prédio mais bonito da cidade, a Art Nouveau mostra todas as audácias da época, nos motivos de madeira esculpida, nos cristais transformados em quadros, nos trabalhos de ferro e bronze que enfeitam até ralos d’água e boeiros. No salão Mucha, os detalhes na madeira esculpida ganham destaque em prata incrustada e as cortinas  têm aplicações de pedras semi preciosas. Quem visita o convento de Strahov vai poder ver o órgão monumental onde Mozart, ainda criança, fez improvisações.
Mas é na Ponte Carlos que todos se encontram, namorados se abraçam, solitários fazem pedidos colocando a mão direita sobre as placas que brilham, douradas, no lugar onde todos tocam.Lá quartetos de jazz enchem de sons o caminho das estátuas enegrecidas pelo tempo e pela poluição, cantoras líricas acompanhadas de um sintetizador se esmeram, sem público, pintores de algum talento e pouca sorte fazem retratos por alguns euros e artesãos vendem lembrancinhas, que logo ficarão esquecidas no fundo de uma gaveta. Os mais românticos, mãos dadas com seus companheiros, vão olhar as águas do Moldava, que brilham ao sol da primavera.
Na região de Mala Strana, as cores dos anúncios encimam as portas trabalhadas: Sol Dourado, Cavalo de Ouro, Três Violões. Entre cafeterias, bares e farmácias, todos vendem souvenires, e quem não tomar cuidado, vai acabar comprando vidros e bonecos, pins e bordados, made in China, como aliás, no mundo todo.

Mas é na Catedral, no alto da colina,que estão as capelas com paredes incrustadas de pedras preciosas, os vitrais coloridos, os quadros famosos. Só há um vitral assinado por Mucha, mas é o destaque no interior monumental. Uma escada meio escondida, dá acesso a uma sala onde ficam guardadas as jóias da coroa dos reis da Boemia. Mas o público só tem acesso a esse local preciosos, duas ou três vezes em um século.Para abrir a porta são necessárias sete chaves.
No Castelo de Rodolfo II, Václav Havel, escritor, político e revolucionário que foi presidente, sucedeu aos que tinham colocado em quarentena a liberdade de pensamento.
Praga é assim: envolvente, eclética, onde todas as artes se entrecruzam, onde os ventos da História carregam as nuvens mais pesadas.Renascendo sempre.

CANAL DE ISTAMBUL – OBRA DE FARAÓS

Recep Tayyip Erdogan, primeiro ministro turco, quer renovar Istambul criando o Canal de Istambul.
O Bósforo é a maior avenida de Istambul, por onde passam petroleiros, navios de carga, ferry boats, transportando a cada dia um milhão de estambulitas, sem contar com o grande número de embarcações mais modestas, barquinhos, canoas de pesca.  Em dez anos aconteceram duzentos naufrágios e acidentes.
Atualmente o Bósforo é o lugar mais freqüentado e também mais perigoso do mundo. São mais de  53.000 navios que passam pelo estreito anualmente, incluindo os navios petroleiros, sempre um perigo.O número é duas vezes e meia maior do que o tráfego de navios no Canal de Suez. O aumento na freqüência obriga aos navios a esperaram vários dias antes de poderem entrar no Bósforo. O braço de mar de 32 quilômetros é a principal via de  saída do petróleo do Mar Negro para o Mediterrâneo. 140 milhões de toneladas de petróleo, 4 milhões de toneladas de gás de petróleo liquefeito ( GPL) e  milhões de toneladas de produtos químicos transitam anualmente pelas águas do Bósforo. O que representa um perigo constante.

A construção do Canal de Istambul seria o melhor caminho para neutralizar a ameaça ao meio ambiente. E garantiria a permanência dos yali, aquelas elegantes mansões de madeira ‘a beira d’água, pequenos palácios que foram construídos no século XVIII pelos dignatários do Império Otomano, seguindo o modelo do Palácio imperial. Como o que foi propriedade de Mehmet Kergoslav, grão vizir do sultão. A elegante mansão, de decoração requintada, lembra no seu interior uma casa francesa dos tempos do reinado de Louis XV.O toque oriental fica por conta do jardim de inverno, com chão de mosaico, onde a água jorra de uma fonte central.
 Acidentes acontecem freqüentemente e o aumento de problemas sempre prenunciam uma catástrofe ecológica bem no coração da megalópolis de mais de 13 milhões de habitantes. Já em 1999 um petroleiro russo se dividiu em dois, provocando a maré negra poluente. Na sua passagem, cargueiros provenientes do Sul da Rússia, da Ucrânia, Bulgária, România e Geórgia precisam também evitar as embarcações menores, que fazem a ligação entre os continentes europeu e asiático. A constante passagem de navios de grande calado movimentam as águas, destruindo as bases das casas centenárias e prédios históricos, nas margens do Bósforo. Alem do vai e vem de embarcações, há ainda os perigos das fortes  correntes marítimas e da pouca largura entre as duas margens.
A data do término da construção seria 2023, aniversário da fundação da República Turca. O que até agora não foi dito é o local exato , a tecnologia a ser usada e até mesmo o financiamento da monumental obra, embora Erdogan espere que o projeto atraia a atenção de inúmeros investidores particulares. Também não há estimativa sobre a tarifa da travessia do canal artificial. É bom lembrar que a travessia do Bosforo é livre, já que as águas são classificadas como zona internacional. Pode ser apenas um projeto a mais, nesta época de eleições e campanha eleitoral para o legislativo ( 12 de junho). Mas o projeto fez sucesso e o Canal de Istambul poderia ser a solução, ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara, com o objetivo de desobstruir o constante engarrafamento no estreito do Bósforo, saturado há anos pelo excesso de movimento comercial.

O canal seria construído na margem européia de Istambul, assegurando a passagem diária de 160 navios de grande tonelagem. A obra faraônica também deixaria para trás os canais de Suez ( 193 km) e do Panamá (77 km) pela intensidade do tráfego e não pelas dimensões reais: entre 45   50 km de comprimento, 150 metros de largura e 25 metros de profundidade. O Canal de Istambul deixaria, finalmente, o Bósforo sem tráfego de navios e seria dedicado aos esportes náuticos, ao turismo e aos estambulitas.


HOMO VISEGRADICUS
Se você não tem muito contato com a Europa Central e conhece pouco de sua história faz parte da maioria dos brasileiros. Mas é bom saber  que existe um Homo Visegradicus, responsável por invenções e descobertas que mudaram os destinos da Humanidade.
·    O verdadeiro inventor do airship foi o húngaro David Schwarz, de quem Zeppelin comprou a licença de fabricação e direitos
·    O húngaro János Kemény trabalhou no programa Basic de linguagem, que durante muito tempo foi o único programa na rede mundial de computadores
·    Jan Evangelista Purkyne, cientista e médico tcheco, é o autor da teoria da célula
·    O cientista tcheco Otto Wichterle inventou e fabricou o primeiro par de lentes de contato do mundo
·    János Kemény, húngaro, foi o primeiro no mundo a enviar um e-mail
·    János Neumann, de origem húngara, foi o primeiro dos fundadores da teoria dos jogos . Inventou também o primeiro computador programado eletronicamente.
·    Nicolaus Copernicus (1473-1543) astrônomo polonês, foi o primeiro nos tempos modernos a descobrir a teoria do heliocentrismo no Sistema Solar.Publicou suas descobertas no ano de sua morte – De revolutionibus orbium coelestium
·    Denis Gabor, húngaro, prêmio Nobel, descobriu o conceito da holografia
·    Otto Wichterle, cientista tcheco, inventou o material silon, versão tchecoslovaca  do nylon
·    O técnico eslovaco Stefan Bauric (1870-1941) inventou o  paraquedas           militar e foi a primeiro a utilizá-lo
·    Josef Ressuel, técnico e inventor tcheco, criou o motor a propulsão em forma de
parafuso, instrumento que até hoje movimenta  barcos e navios

·    Maria Sklodowska Curie (1867-1934) física e química polonesa, foi a primeira mulher a assumir cadeira de professora na Sorbonne de Paris. Com o marido Pierre Curie descobriu o polonium e o radium em 1898

·    O nome Robot surgiu quando o escritor tcheco Karol Capek usou em sua novela Rur a palavra, originada de robit, que significa trabalhar.
·    O puzzle mecânico Rubic Cubo ou Rubix Cubo, foi inventado em 1974 pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Ernö Rubik.
·    O cubo de açúcar foi inventado e fabricado na cidade tcheca de Dacice pelo diretor da refinaria de açúcar local, Jakub Krystof Rad
·    Izák Potter, engenheiro eslovaco, foi o construtor do primeiro   instrumento     a vapor atmosférico na Europa, em Nova Bana, no ano de 1723
·    A vitamina C foi descoberta pelo prêmio Nobel húngaro Albert Szent-György

·    A Polônia teve 6 prêmios Nobel, a Hungria 5 e a República Tcheca e Eslováquia, 2.