Nos dias 18, 19 e 20 de abril, as psicólogas Eline Maria Magalhães Câncio e Santos e Sizumi Claudia Sato Suzuki da ASEC realizaram o primeiro encontro de formação das turmas para a implantação do programa de educação emocional “Amigos do Zippy”, na Lapa.

Durante o decorrer do curso, lecionado no espaço físico cedido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram capacitadas 64 profissionais, dentre elas diretoras, professoras e tutoras. A temática, desenvolvida durante as 8h de curso fez menção ao Módulo 1 – Sentimentos que norteia a grade do programa.

Esse módulo busca instruir os profissionais que estão em contato com as crianças para que os sentimentos como alegria, tristeza, raiva, ciúme, nervosismo e irritação sejam compreendidos, expressados e ponderados tanto pelos alunos quanto pelos próprios professores.

O grande intuito desse programa é fomentar práticas que zelem pela saúde mental educacional, preparando ainda mais o indivíduo para lidar com as adversidades da vida, seus dilemas individuais e também os embates coletivos construídos em sociedade.

Por meio dessa ação, o envolvimento e comprometimento das educadoras quanto ao propósito do Amigos do Zippy passará a abranger um total de 991 crianças, e não mais 647, como anteriormente, pois mais profissionais da educação foram envolvidas. Quanto a essa responsabilidade, as professoras mostraram-se ansiosas para aplicar os métodos e conhecimentos lecionados durante o curso, fazendo aumentar a esperança de formar alunos cada vez mais íntegros e com uma maior inteligência emocional para mediar a vida em sociedade.