Ogovernador Roberto Requião passou o fim de semana em reuniões com correligionários e amigos para tentar traçar um plano para a crise que atinge o sua administração. Para ele, a pessoa certa para ajudá-lo na missão de salvar o governo é Renato Adur, ex-secretário e ex-presidente do PMDB e não pensa em outro nome. Adur, no entanto, diz que não pode assumir esta empreitada por questões pessoais.


Traições
Depois de tantas “traições”, como a de Sérgio Botto de Lacerda, e provas do que ele chama “de incompetência”, o governador vê dificuldade em encontrar alguém em quem possa confiar. Vários já se ofereceram para a missão, como o secretário de Estado Luiz Fernando Delazari, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, e até o secretário de Assuntos para Curitiba, Doático dos Santos. Também foi cogitada uma troca entre o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o chefe de gabinete, Vanderlei Iensen, mas a opção também não agradou Requião, pelo menos por enquanto.


Opção
Alguns deputados aliados acham que o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) seria perfeito para acalmar os ânimos e diagnosticar o problemas do governo do Estado, já que ele tem um perfil apazigüador e tem boa circulação na Assembléia Legislativa. Mas, os próprios parlamentares acham difícil Requião apelar para Pessuti.


Missão impossível?
Além da proposta orçamentária, outro assunto deve invadir a pauta da Assembléia Legislativa nas próximas duas semanas: o pedágio. O presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), sonha com um acordo que evite grandes aumentos das tarifas, no dia 1º. Corre contra o tempo e a truculência do governador Roberto Requião


Mais uma
Como se não bastassem todos os problemas do governo Requião, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu fazer uma auditoria in loco na Secretaria de Saúde. Querem entender o que os números e cifras não conseguem.


Positivo
Os parentes dos vereadores Celso Torquato (PSDB) e Mário Celso Cunha (PSDB) não participarão do concurso da Câmara de Curitiba,  marcado para 2 de dezembro. A atitude é para mostrar a transparência da casa legislativa e evitar comentários maldosos sobre o resultado.


Do além
Ninguém entendeu a presença de Doático Santos, secretário Especial do Governo do Estado para Assuntos de Curitiba, na reunião de sexta-feira entre pais, professores e funcionários do Colégio Estadual do Paraná (CEP).  Se colocou como representante do governo, mas estava boiando.


Mercado municipal
O deputado Gustavo Fruet enviou na semana passada correspondência ao prefeito Beto Richa, comunicando a liberação de R$ 240 mil do Ministério de Desenvolvimento Agrário para o Mercado Municipal de Curitiba. Os recursos, provenientes de uma emenda orçamentária apresentada pelo deputado, serão investidos na compra de equipamentos para uma cozinha-escola que será instalada no novo anexo, onde vai funcionar um mercado de produtos orgânicos.


Por filiações
O presidente municipal do PSB, prefeito em exercício Luciano Ducci, aproveitará a próxima reunião ordinária do partido, hoje, para conclamar os 79 pré-candidatos a vereador a trazer novos filiados à legenda. A iniciativa de Ducci acompanha a diretriz do partido, que está em campanha nacional de filiação.


Em alta
Amanhã será inaugurada a sede própria do Ministério Público em Guarapuava. A solenidade, às 17 horas, também marcará a instalação do GAECO regional – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado



Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Paulo de Oliveira, ex-prefeito de Conselheiro Mairinck (PR) ao pagamento de R$ 99.991,78, valor atualizado, por não executar o objeto pactuado no convênio celebrado com o Ministério da Saúde.