Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, o ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB), afirmou, ontem, que o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, merece um chute nas redondas abundâncias. A declaração foi uma reação ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, que, convidado a comparecer à comissão, designou Valcke para representá-lo. Não queremos escutar o porta-voz da Fifa. O requerimento que havíamos aprovado era para receber Blatter, e não este bedel da Fifa, afirmou Requião. Se dependesse de mim, ele (Valcke) receberia um pontapé em suas redondas abundâncias, disse o peemedebista, referindo-se às afirmações do secretário-geral, que criticou o atraso na votação da Lei Geral da Copa e disse que o Brasil precisava de um chute no traseiro, mas depois se defendeu afirmando que houve erros na tradução. Em seguida, porém, foi repeendido pela Fifa.

Bingos
Requião também discursou ontem no Senado sobre as ações contra os bingos que desencadeou quando era governador. Eu enfrentei essa gente toda e eles estavam embutidos no governo que me antecedeu. Eu denunciei, pus a Polícia para trabalhar e o resultado disso o que foi? A grande imprensa do Paraná dizia que tudo não passava de uma idiossincrasia do governador, disse.

Fast food
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia aprovou ontem parecer favorável do deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) ao deputado Ney Leprevost (PSD), que prevê a proibição da comercialização de lanches compostos por frituras ou de baixo teor nutricional (fast-food), acompanhados de brindes, brinquedos ou benesses para o público infantil e infanto juvenil, no âmbito do Estado do Paraná. O principal objetivo do projeto é desestimular o apelo do fornecimento de um brinde ou um brinquedo a uma criança, associado a um alimento que não é nutricionalmente saudável, comenta o deputado Cesar Filho.

Procon
Antes de ser aprovado na CCJ, o projeto passou por diligência para a apreciação junto à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Justiça, por intermédio do Procon, que também deram aval à iniciativa. Não queremos proibir que estes brindes ou brinquedos sejam fornecidos, mas sim que sejam associados a alimentos que venham agregar nutricionalmente às crianças como, por exemplo, alimentos in natura como saladas, frutas e não frituras e alimentos que venham prejudicar a saúde dessas crianças, explica o deputado.

On line
Das 399 prefeituras paranaenses, 381 – ou 95,5% do total – enviaram por meio digital, até a última segunda-feira, as suas prestações de contas anuais ao Tribunal de Contas. Na esfera estadual, a adesão ao processo eletrônico foi ainda maior: 96,9% dos órgãos e entidades públicos encaminharam a documentação à Corte pela internet. Isso significa que, definitivamente, a prestação de contas em papel ficou para trás, destaca o presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães.

Na trave
O juiz Marcelo Wallbach Silva, do Tribunal Regional Eleitoral, considerou improcedente a representação do PT e do PMDB que tentava incluir o prefeito Luciano Ducci (PSB) no processo envolvendo o PRTB, relativo a gastos de campanha das eleições de 2008. No despacho, o magistrado disse que as alegações apresentadas na ação não apontaram qualquer indício concreto de envolvimento do prefeito no caso. No caso dos autos, nem mesmo a parte representante, repita-se, apesar de todo o esforço empregado na tentativa de vincular o representado aos fatos observados pelo vídeo já reconhecido como prova ilícita, conseguiu demonstrar, sequer de maneira indiciária, algum envolvimento ou mesmo conhecimento do representado com aqueles fatos, afirmou o juiz.

Troféu
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), foi notificado ontem de uma ação judicial movida contra ele pelo ex-diretor geral da Casa, Abib Miguel, o Bibinho. Rossoni reagiu afirmando receber a ação como um troféu. Segundo ele, a iniciativa seria uma demonstração de que a atual direção do Legislativo estaria no caminho certo. Bibinho está preso sob a acusação de tentar atrapalhar o processo no qual ele é acusado de comandar um esquema de desvio de salários e contratação de funcionários fantasmas na Assembleia.

Copa
O procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, faz pronunciamento durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa hoje, a partir das 10 horas, sobre a vedação ou liberação do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do Paraná. A manifestação do procurador de Justiça atende a requerimento do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e autor de um projeto de lei que veda o uso de bebidas alcoólicas nos estádios.  Outro projeto de lei, da iniciativa do deputado Stephanes Junior (PMDB), milita em sentido inverso, liberando a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos locais oficiais de competição da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Em alta

Os moradores das nove regionais de Curitiba poderão fazer sugestões para o Orçamento Municipal de 2013. Na próxima semana serão feitas consultas públicas e debates sobre a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. Nas consultas, os cidadãos vão poder sugerir obras e ações da Prefeitura para serem incluídos no orçamento do próximo ano.

Em baixa

A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.
O instituto deve refazer os cálculos dos benefícios em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, mas ainda pode recorrer.