O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o ministro da Corte Joaquim Barbosa participaram na quinta-feira, da primeira sessão no plenário do STF após o bate-boca da semana passada. Essa foi a primeira aparição pública conjunta dos dois ministros e o clima foi de aparente normalidade. Nenhum deles fez referência ao episódio.

Marcha
A Justiça baiana acatou, pelo segundo ano consecutivo, a ação cautelar ajuizada pelo Ministério Público do Estado e decidiu proibir a realização da Marcha da Maconha, marcada para o domingo, a partir das 14 horas, em Salvador. A juíza da 2ª Vara de Tóxicos da capital baiana, Nartir Dantas Weber, determinou a suspensão do evento e recomendou que seja dado conhecimento da ordem aos comandos das Polícias Civil e Militar, ao secretário de Segurança Pública da Bahia, e à prefeitura de Salvador, para que sejam adotadas “as medidas necessárias ao cumprimento da decisão”.

Tiroteio
O garoto Carlos Eduardo da Paz Rodrigues, de apenas 6 anos de idade, foi morto na quarta-feira à noite, com um tiro na cabeça, na porta da sua casa, na Rua São Geraldo, em Tabuleiro do Martins, Maceió. Segundo seus familiares, que na manhã de quinta-feira,, aguardavam a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal Estácio de Lima, o menino foi vítima de uma bala perdida, durante um tiroteio que resultou na morte de Heldes Luiz de Amorim Dantas, de 20 anos.

Confronto
Em pouco mais de 12 horas, a polícia baiana matou nove suspeitos em duas trocas de tiros em Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, nas duas ações – uma ocorrida na tarde de quarta-feira e outra no início da manhã de quinta-feira -, policiais militares e civis foram surpreendidos por tiros e apenas reagiram. Apenas um policial teria ficado ferido. Na primeira ação, segundo informações da polícia, quatro suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a ônibus e a empresas teriam reagido à aproximação de duas equipes policiais.

Explosão
Ao menos quatro pessoas ficaram feridas na tarde de quinta-feira, após uma explosão num depósito gás de cozinha na Rua Leais Paulistanos, na zona sul de São Paulo. O trânsito, interditado no local, foi desviado para as ruas Bento Vieira e Silva Bueno, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego. O incidente aconteceu por volta 16 horas e uma das vítimas foi encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Penteado com ferimentos graves.