Em sua primeira individual, “Relíquias”, Annette Kesselring expõe duas sensíveis instalações no MASAC – Museu de Arte Sacra da Diocese de Curitiba instalado em 1981, no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.
  Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, o MASAC vem seguindo sua vocação de ceder as salas de entrada para exposições de artistas contemporâneos, o que vem acontecendo há longo tempo, pelo menos, que me lembre, desde a metade dos anos 90. Isto me faz recordar de excelentes exposições de arte contemporânea ali realizadas, como a individual de Tânia Bloomfield, as instalações de cunho religioso, de Sergio Monteiro de Almeida, realizadas em anos contínuos, pois o artista se inscrevia e era sempre selecionado, da instalação de Ana Mariah Comodos, no Natal de 2001, se não me engano, entre tantos outros.
  Agora Annette expõe ali as instalações: “Do Céu Farei Cair Uma Chuva De Rosas” e “Santa Teresinha Do Menino Jesus, Rogai Por Nós”, elaboradas entre 2006 e 07, fundamentadas em sua própria experiência religiosa e na sua fé inabalável em Santa Teresinha, o que aliás, é muito apropriado para uma exposição ali realizada, que reúne arte e religião.
  Nascida em Curitiba PR, em 1961, ela concluiu curso de Pedagogia pela Universidade Tuiuti, em 1984; Especialização em Educação Pré-Escolar, em 85 pela PUC PR; Licenciatura em Desenho pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, em 93 e Especialização em História da Arte do século 20, em 2003. Atuou no magistério entre 1980 e 97 e, a partir de 2000 é professora de Educação Artística da Secretaria do Estado do Paraná. Fez cursos de aperfeiçoamento na área artística, destacando o de monoprint, nas Oficinas no Solar do Barão, em 96. Participa de exposições coletivas desde 92 e recebeu premiação no Salão de Artes Graciosa Country Club, em 92 e Clube Curitibano, em 2002.
  Na apresentação da artista, o jornalista Aroldo Murá G.Haygert explica: “Filha de um descendente direto de suíços alemães, vindo do Ceará, e de mãe piauiense brasileiríssima, Annette tem alma artística registrada já  na   primeira infância. Lembra-se da avó materna fazendo multicoloridas rosas de papel crepom, artesanato da melhor qualidade. A mãe,  Lourdes Kesselring, exímia artesã, que  em Curitiba se notabilizou pela feitura de  velas decorativas, muito requisitadas.
Como uma autêntica ‘born again’, nascida de novo, só que em universo carismático  católico romano, Annette tem  naturalmente a história do Antes e do Agora. História da menina e da adolescente que, embora tocada havia muitos anos por graças celestiais que lhe sugeriam entregasse seus caminhos ao transcendental, conheceu o  ‘mundo’ e o viveu plenamente. Sem exageros, mas com tempo para namoricos, namoros, flertes  e as  vaidades das vaidades.”
O segundo momento é quando Annette é tocada na alma pela Santa Teresinha do Menino Jesus, ou simplesmente Santa Teresinha. Uma das santas mais populares, em todo o mundo, Teresa Martin, seu nome de batismo, nasceu em Alençon (França) em 1873. Morreu em 1897, com apenas 24 anos de idade. Menina ainda começou a freqüentar como semi-interna as Irmãs Beneditinas de Lisieux. Em 1888, vencendo grande resistência das autoridades eclesiásticas, ingressou no Carmelo de Lisieux, onde passou nove anos, até sua morte causada por uma tuberculose pulmonar. O seu itinerário espiritual está descrito no seu famoso livro “História de uma alma”, cujo segredo é o reconhecimento de nossa pequenez diante de Deus. A exposição “Relíquias” permanece aberta até 29 de julho (Largo da Ordem).
Amanhã e quarta-feira acontecem as duas últimas palestras do excelente Ciclo de Conferências e Debates: “Arte e Filosofia”, às 19h, no SESC da Esquina. Dia 19 de junho, o Dr. Franklin Leopoldo e Silva da USP fala sobre “Literatura e Filosofia” abordando Satre; e dia 20, o Dr. Breno Hax Jr. da UFPR fala sobre “A Definição de Arte”. Mais uma vez, Celise Niero, a diretora do SESC da Esquina, está de parabéns ao promover e divulgar questões relativas ao pensamento humano, numa época em que assuntos tão importantes estão ficando relegados aos especialistas. R$12.00 por palestra. (R. Visc. do Rio Branco, 969 fone 41 3304 2222).