Pedro de Oliveira/Alep

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) confirmou que é candidato à presidência da direção estadual do PSDB, na convenção marcada para 6 de maio. O ex-governador Beto Richa, que ocupava o cargo, se licenciou em dezembro do ano passado, três meses depois de ser preso pela primeira vez, na operação Rádio Patrulha, do Ministério Público Estadual, que investiga suspeitas de fraude em licitações para obras em estradas rurais no programa Patrulha do Campo. Desde então, o cargo é ocupado interinamente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Consenso
Litro diz que deve ser candidato de consenso em uma eleição sem disputas. Sobre a situação de Beto Richa, ele alega que o partido não tomará nenhuma medida em relação ao ex-governador, sob o argumento de que o caso está na Justiça. “Nós entendemos que nesse momento está reservado no direito à defesa dele. Ele não fará parte do diretório, mas ele continuará como membro do partido”, afirma o parlamentar.

Paralisia
A julgar pela página oficial do PSDB do Paraná na internet, o partido está mesmo precisando de renovação. A última publicação no site dos tucanos é um artigo assinado pelo presidente da Assembleia datado de 4 de outubro de 2018.

Jornada
A 1a Promotoria de Justiça de Campo Largo (região Metropolitana de Curitiba), ajuizou ação para que a prefeitura de Balsa Nova (integrante da comarca) seja obrigada a fazer o controle da jornada de trabalho de servidores ocupantes de cargos comissionados. A ação foi apresentada após a constatação de que servidores dos cargos de assessor de nível superior, chefe de gabinete e chefe de controle interno estavam sendo desobrigados de submeter-se ao controle biométrico de frequência recentemente implantado pela prefeitura.

Bebidas
A comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, hoje, parecer favorável ao projeto da vereadora Julieta Reis (DEM), que pretende proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas da Capital paranaense entre as 2 horas da madrugada e as 8 horas da manhã. A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Agora, deve passar ainda por análise da Comissão de Direitos Humanos Defesa da Cidadania e Segurança Pública antes de ser votada em plenário. Na comissão de Saúde, o projeto recebeu parecer favorável apresentado pelo relator vereador Ezequias Barros (PRP).

Desempenho
A Associação Comercial do Paraná divulgou ontem uma pesquisa de opinião feita entre empresários paranaenses sobre a aprovação do governo estadual, nos primeiros 100 dias de mandato. A pesquisa da Datacenso Inteligência de Mercado e Marketing aponta que o governador Ratinho Jr (PSD) tem a aprovação entre o empresariado de 85%. A pesquisa foi feita entre 1.433 empresários em 78 municípios paranaenses realizada entre 28 de março e 3 de abril, sendo a margem de erro de 3% e grau de confiança de 95%.

Presidência
A mesma pesquisa também avaliou o desempenho do governo Bolsonaro. Segundo o levantamento, entre os empresários paranaenses é de 70% o índice de aprovação do presidente. Os empresários acreditam que o governo conseguirá aprovar as reformas prometidas ainda este ano (66%) mas mandaram mensagens ao presidente como: “Menos twitter e mais trabalho”; “Reduzir a carga tributária”; “Combater a corrupção” e “Afaste os filhos”.