O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, disse que o Restaurante Universitário (RU) pode reabrir nesta semana desde que seja possível contratar o serviço de funcionários terceirizados. Na sexta-feira passada estudantes que recebem o bolsa-alimentação da instituição ocuparam a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, no prédio da Reitoria. Desde a deflagração da greve dos servidores técnico-administrativos, há mais de dois meses, os três restaurantes universitários da Federal estão fechados.
Os estudantes reclamam que sem o RU em funcionamento, muitos alunos bolsistas, especialmente os mais carentes, estariam com dificuldade para se alimentarem. Na sexta-feira eles entregaram um documento, à pró-reitora Rita de Cássia Lopes, contendo as principais pautas do movimento e pedindo uma solução imediata para o problema de alimentação que os estudantes sofrem em decorrência do fechamento dos RUs.
A UFPR explica que não tem amparo legal para tranferir recursos para os estudantes. O bolsa-alimentação é aplicado diretamente como subsídio nos RUs, onde os estudantes beneficiados podem comer de graça.
Docentes — Os professores da Universidade Federal iniciaram na sexta-feira a greve por tempo indeterminado. No mesmo dia o comando de greve da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) entregou ao reitor, Zaki Akel Sobrinho, e à comissão de negociação a pauta local com as reivindicações dos docentes. O reitor lamentou a deflagração da greve, embora afirmasse que entendia a motivação dos docentes.
Vestibular — Apesar da greve de docentes e servidores, a UFPR por ora não alterou a programação para o Concurso Vestibular 2012. As inscrições começaram na sexta passada. Interessados podem se inscrever exclusivamente pelos sites www.nc.ufpr.br ou www.ufpr.br. O prazo termina no dia 19 de setembro, às 16 horas e o valor da taxa é de R$ 80,00 para candidatos aptos ao ingresso e de R$ 79,00 para treineiros.
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 13 de novembro, a partir das 14 horas, com questões de conhecimentos gerais. A segunda fase será dividida em dois dias de prova. Em 11 de dezembro, também a partir das 14 horas, os candidatos responderão questões de compreensão e produção de textos. E no dia 12 de dezembro, serão realizadas as provas específicas conforme o curso.