A Sampdoria anunciou neste sábado a contratação do técnico Claudio Ranieri, que teve passagens recentes por Roma e Leicester City. O experiente treinador, de 67 anos, assinou contrato até o fim da próxima temporada europeia.

O técnico italiano, que comandará a Sampdoria pela primeira vez, vai substituir Eusebio di Francesco, demitido na segunda-feira passada em razão da má fase da equipe de Gênova no Campeonato Italiano. A Sampdoria sofreu seis derrotas nas sete primeiras rodadas da competição. Por isso, ocupa a lanterna, com apenas três pontos.

Ranieri já comandara outro clube italiano neste ano. Por coincidência, ele também substituiu Di Francesco na Roma em março e tinha contrato até o fim da temporada. No entanto, decidiu aceitar a proposta da rival Sampdoria.

O treinador segue em alta no continente após obter uma de suas maiores conquistas da carreira, ao levar o modesto Leicester City ao título do difícil Campeonato Inglês em 2016.

Antes de faturar o troféu fora do seu país, Ranieri comandou os principais times da Itália, como Napoli, Inter de Milão, Juventus e Fiorentina. Na Espanha, esteve no comando do Atlético de Madrid e Valência. Treinou ainda clubes como Chelsea, Monaco, Nantes e a seleção da Grécia.