Um procedimento ainda pouco realizado no Paraná – a videoendoscopia nasal – é uma cirurgia menos invasiva do que a cirurgia tradicional. O método foi desenvolvido no Japão, Europa e Estados Unidos.

De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Carlos Maeda a nova técnica atende pacientes com doença que prejudicam o nariz e os seios paranasais – como a sinusite crônica e os tumores benignos ou malignos e as doenças de base do crânio e intracranianas – como os tumores da hipófise.

Utilizando câmeras de video de alta definição e ópticas, o procedimento torna-se mais seguro e eficaz. Isso porque as estruturas nessas regiões são extremamente delicadas, o que torna essencial uma boa visualização, ressalta.

Entre as vantagens da videoendoscopia nasal estão: maior precisão no tratamento das doenças, menos invasivo, menor morbidade, melhor visualização das cavidades e menor tempo de internamento. Porém, o treinamento intensivo do profissional para realizar o procedimento com segurança e o investimento para aquisição dos materiais utilizados e das câmeras de alta definição ainda são altos, destaca o Dr. Maeda.