Mercado de comunicação digital e assessoria de imprensa requerem sinergia entre plataformas e maior abrangência. Com essa perspectiva, a Smartcom Inteligência em Comunicação, agência com sede em Curitiba (PR) e braços na Alemanha, São Paulo e Argentina anuncia a expansão do seu portfólio em várias áreas em 2022. “Essa é uma satisfação muito grande! Vejo os novos contratos como um reconhecimento pelo nosso trabalho, e me sinto muito feliz por representar bem a Smartcom a empresas que nos entregam suas marcas para comunicar”, conta Cris Bittar, gerente de atendimento da Smartcom.

Presença marcante no DNA da agência, a divulgação de espetáculos culturais não pode faltar na casa, tanto pela missão de democratizar o acesso às produções ou para ampliar essa oferta em cidades do interior do país.  Os novos clientes da Smartcom na área cultural são as produtoras Applaus e MRG, que promovem atrações diversificadas nacionalmente. A assessoria de imprensa para espetáculos de teatro, dança contemporânea, livros infantis, entre outros, tem suas particularidades e a Smartcom atende a todas elas.

Marketing jurídico exige cautelas

Esse também é o caso do escritório Moreira Garcia, de Porto Velho (RO), região em que a Smartcom tem sido bastante presente. A divulgação de conteúdos jurídicos requer o seguimento dos protocolos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), adaptação da linguagem ao veículo desejado e muita pesquisa para compreender e “traduzir” os conteúdos por vezes herméticos. Nossa especialidade! Nosso trabalho no ramo do direito é reconhecido em todo o país e nos abriu as portas em 2022 no escritório Sutti Advogados, de Jundiaí (SP), para quem criamos o website e gerenciamos redes sociais e blog de notícias jurídicas. E como conquistar um novo cliente? A Cris dá uma dica: “Vou te dizer que a grande maioria dos nossos novos clientes chega por meio de indicações. É muito raro iniciar uma negociação sem que o cliente já tenha ouvido sobre nós – e é bom ser indicado: você só indica aquele em quem confia”.