Em reunião com a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, na última segunda-feira, o senador Alvaro Dias (PSDB) acenou com a possibilidade de uma aliança com o PMDB do governador Roberto Requião para as eleições de 2010 no Estado. Alvaro disputa a indicação de candidato tucano ao governo com o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Ao mesmo tempo, seu irmão, Osmar Dias (PDT), espera o apoio do PSDB à sua candidatura à sucessão de Requião.
Na tentativa de angariar apoio interno, Alvaro reafirmou aos deputados sua disposição em concorrer, e disse ter melhores condições políticas de atrair o PMDB para uma composição, garantindo um palanque forte no Estado para o presidenciável tucano, governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Além disso, ele disse ter um acordo para que Osmar abra mão da candidatura ao governo em seu favor.
O presidente do PSDB do Paraná e deputado estadual, Valdir Rossoni, contou que disse a Alvaro que vai conversar com os demais aliados do tucanos no Estado sobre a proposta – incluindo o PDT de Osmar. “Temos que ter o cuidado para não fazer o jogo do adversário. Se sermos usados para desagregar o nosso grupo”, alegou.
Rossoni não descartou a possibilidade de aproximação com o PMDB, lembrando que apesar do partido ter lançado o vice-governador Orlando Pessuti como pré-candidato ao governo, muitos peemedebistas demonstram interesse em uma aliança com os tucanos, em torno da candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB). “Não é segredo que a grande maioria dos deputados (do PMDB) colocam que tem preferência pela candidatura do Beto Richa”, disse.
Segundo o dirigente, os critérios para a escolha do candidato incluem pesquisas eleitorais e capacidade de agregação de apoios e alianças. “Estamos dispostos a ter o melhor candidato, que mais agregue, para montar um palanque forte para o candidato a presidente”, confirmou. Rossoni, porém, demonstrou dúvidas sobre a capacidade de Alvaro de fazer vingar essas articulações. “Se ele conseguir esse objetivo, marca um ponto. Agora vamos sentir a realidade dos fatos”, destacou.