SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atleta ucraniana de levantamento de peso Yulia Kalina, 27, foi punida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a perda da medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres.
Kalina foi penalizada por testar positivo para doping. A substância anabolizante conhecida como turinabol foi detectada em amostra fornecida por ela na última edição dos Jogos.
A atleta ficou em terceiro lugar na prova de levantamento de peso para mulheres até 58 kg em Londres-2012. Até 2015, estava entre as 100 melhores do esporte pelo ranking da IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso).
Segundo nota divulgada pelo COI, Kalina foi “desqualificada dos Jogos de Londres e foi solicitado que a mesma devolva a medalha obtida” na competição. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (13).
NOVOS CASOS
A punição de Kalina faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo COI para diminuir os casos de doping.
Em junho, a entidade declarou que 23 atletas testaram positivo após 265 amostras de Londres-2012 passarem por novas análises.
Exames dos Jogos Olímpicos de Pequim também estão sendo revisados. Pelo menos 31 atletas de 12 países já testaram positivo após contraprova das amostras conforme o COI afirmou em maio.
Em nota, a entidade diz que os novos testes fazem parte de um processo iniciado em agosto do ano passado para que todos os atletas limpos possam competir em um cenário neutro na Rio-2016.