No último dia do ano, o Centro Histórico de Viena, que é normalmente movimentado, ganha ares de um enorme salão de festas. É a Trilha do Réveillon, com palcos para música, barracas de comidas típicas, venda de enfeites e artesanato. Tudo se estende desde a Praça da Prefeitura,  no 1º Distrito até chegar ao centro, junto da Catedral St. Stephan. Os shows de música abrangem um universo que vai da valsa ao pop. Destaque para a Milha da Música Clássica, no Am Graben. Para os principiantes na arte da valsa,as escolas de dança oferecem cursos rápidos na base do dois prá cá, dois prá lá.
No Prater, da famosa roda gigante centenária, a atração é a grande queima de fogos para receber o ano de 2013. Mas quem gosta de luxo e beleza garante seu lugar no Le Grand Bal, que acontece na noite do dia 31, todos os anos, nos salões nobres do Hofburg de Viena. É cenário imperial, com orquestra do Baile da Ópera e o Ballet da Opera Estatal de Viena criando o clima perfeito, para um Réveillon de sonho. Tudo fica ainda melhor se a hospedagem for no Palace, no Sacher ou no Bristol, todos dignos representantes da época imperial, embora atualizados para a vida moderna.
No dia primeiro de janeiro a tradição recomenda o Concerto de Ano Novo , da Filarmônica de Viena, na Sala Dourada do Musikverein, que fica junto do Hotel Palace.É preciso muita sorte para conseguir os ingressos. Uma oportunidade para assistir à Filarmônica é o Concerto de Ano Novo antecipado, no dia 30 de dezembro.
Na sacada da Prefeitura acontece o tradicional brinde com champagne. E na frente do Castelo de Schönbrunn é realizado, entre 27 de dezembro e 1 de janeiro, o Mercado do Ano Novo, com venda de artesanato.
A Praça da Prefeitura também é ponto de reunião na manhã do dia 1º de janeiro, para o Café da Manhã da Ressaca, quando o concerto de Ano Novo da Filarmônica sendo transmitido em um telão.
Veja detalhes desses eventos: Trilha do Réveillon no Centro Histórico (www.wien-event.at); Le Grand Bal, Hofburg (www.legrandbal.com); Gala de Réveillon na Prefeitura de Viena (www.silvestergala.com); Mercado do Ano Novo em Schönbrunn
(www.weihnachtsmarkt.co.at). Todas as informações: www.wien.info

200 ANOS DE NASCIMENTO DE VERDI E WAGNER
Viena está preparada para homenagear dois grandes nomes da música internacional:
Os 200 anos de nascimento de Giuseppe Verdi e Richard Wagner. A Ópera de Viena vai apresentar Um Ballo in Mascera (com Roberto Alagna); Simon Boccanegra (Plácido Domingo); La Traviata ( Roberto Villazón); Rigoletto (Simon Keenlyside), dentro do programa de homenagens da Verdi, ícone da música de ópera italiana.
Richard Wagner será destacado com Parsifal (Jonas Kaufmann); Tristão e Isolda, Siegried : As Valquírias todas com Nina Stemme.
No dia 5 de janeiro, Marc Minkowski e Les Musiciens du Louvre, farão o Concerto do Jubileu 1863 no Teatro na der Wien, em nome de Wagner. Há 150 anos o compositor apresentou partes de suas óperas pela primeira vez ao público. Também haverá uma apresentação de Attila no teatro, em 2013. O programa da Volksoper é de óperas e operetas, musicais e ballet, com trechos também em alemão. A principal ópera de Richard Wagner, Tannhäuser, foi apresentada em 1857, em um teatro de subúrbio de Viena. Um ano depois, Lohengrun foi enceneda na Ópera da Corte. A Imperatriz Elisabeth estava presente ao cocnerto na Musikverein, em 1862. Wagner apresentou Tannhäuser na versão vienense e Lohengrin em 1875, e conduziu uma apresentação em 1876. Tudo vai ser relembrado agora.
La Traviata (2012), será seguida no programa de 2013 por Rigoletto. Foi em 1843 que o italiano Giuseppe Verdi fez sua primeira viagem ao exterior, escolhendo Viena, onde conduziu a première de Nabucco fora da Itália, no Kärntnertortheater, uma das maiores casas de ópera da época. Os músicos eram da recentemente foramada Vienna Philharmoenic. Em 1875 Verdi conduziu Aida e seu Requiem capital austríaca.
Veja em www.wiener-staatsoper.at; www.thetar-wien.at; www.volksoper.at

 


DESTAQUES

 

VIAGEM AO FUNDO DO MAR
O resort entre Alagoas e Pernambuco, Salina do Maragogi, escolheu como tema da festa de Réveillon a viagem ao fundo mar. No sistema all inclusive, o resort está oferecendo hospedagem grátis para crianças acompanhadas dos pais. As diárias iniciam em R$ 1.555,30 por apartamento de casal, com um mínimo de sete noites de reserva, entre 25 de dezembro e 5 de janeiro. Pagáveis em 10 parcelas.

NOVA YORK NA FESTA DAS BRUXAS
Outono em Nova York é cheio de atrações, começando  pelo Festival New Yorker, o mais famoso de outubro, que acontece entre os dias 5 e 7, com artistas de todas as áreas – cartunistas, compositores, escritores, destaques do cinema e televisão, personalidades famosos. O Columbus Circle, rotatória gigante instalada próxima ao Central Park, tem altura de um prédio de seis andares e oferece a melhor vista panorâmica da região. Com sofás, aparelhos de televisão e acesso gratuito. Mas é necessário fazer reserva antecipada (www.publicartfund.org). E a festa das bruxas, monstros e coisas que os americanos gostam tanto, é o Halloween, no dia 31 de outubro. O ponto de encontro é a  6ª. Avenida, lotada de gente fantasiada de mortos-vivos, atropelados, ensangüentados, um horror. Veja em www.halloween – nyc.com

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA EM CURITIBA
Até o embaixador de Nova Zelândia vai estar por aqui. O evento no dia 10 de outubro, no Pestana da capital paranaense, vai apresentar promoções e atrações dos destinos, e está sendo organizado pela Kangaroo Tours Operadora Turística, filial curitibana. No programa, viagens de lazer e negócios, e o departamento da Kangaroo Educations, de intercâmbio para cursos e conhecimento de línguas.

TAM FAZ ASSISTÊNCIA MÉDICA A BORDO
A companhia aérea assinou acordo com a Medaire, empresa de aconselhamento médico remoto, para vôos internacionais. O atendimento é feito 24 horas por profissionais do sistema médico aeroespacial. A Tam é a primeira da América Latina a oferecer esse tipo de suporte. Quando um passageiro necessita a bordo de auxílio médico, o piloto entra em contato com a Medaire, que orienta procedimentos e pode até mesmo solicitar o pouso da aeronave no aeroporto mais próximo, em caso de emergência. Ainda este ano serão adquiridos desfibriladores ( aparelhos que reorganizam o ritmo cardíaco) para aeronaves de vôos internacionais, já que os problemas ocorrem em viagens com mais de 4 horas de duração.

CRIANÇA NÃO PAGA
A Tam está oferecendo passagens grátis para as crianças nos vôos doméstico, sempre que acompanhadas de pais ou responsáveis. Os bilhetes devem ser adquiridos até o dia 10 de outubro, para serem utilizados até o dia 31 do mesmo mês. Quando a criança entre 5 e 12 anos viajar desacompanhada, será cobrada uma taxa de 100 reais, em cada trecho.  Com acompanhantes, não há cobrança.Há pagamento de taxas de embarque nas passagens grátis e os trechos voados não dão direito a pontuação.

INGLATERRA DE OLHO NO BRASIL
David Cameron, primeiro ministro da Grã Bretanha, veio ao Brasil pela primeira vez.Tentando vender mais, conseguir mais turistas gastadores e sair ganhando em todos os campos. Agora que os países vivem plena crise econômica mundial, com mercados internos em recessão, todos correm para o Brasil como tábua de salvação. O súbito interesse é de deixar qualquer um em alerta. Afinal, há seis anos foram suspensas as negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia, iniciadas em 2000 e interrompidas por total falta de interesse dos europeus.Agora, não mais que de repente, o outro lado do oceano vem oferecer negociações, e ainda acusam os brasileiros de praticarem protecionismo.

Pela segunda vez foi realizado o Workshop Tam-Grã Bretanha, reunindo 36 fornecedores do trade britânico ( a maior delegação até hoje, organizada pelo VisitBritain) com operadores e agentes de viagens brasileiros em São Paulo. O que resultou em 1.600 contatos de trabalho durante os 3 dias do evento paulista, com participação de  250 profissionais do trade nacional. Órgãos oficiais de turismo, hotéis, atrações, shoppings, receptivo de turismo, tudo foi representado. Nos últimos 5 anos o número de brasileiros nas terras da rainha cresceu em 146%. Keith Beechman, diretor para Mercados Internacionais do VisitBritain , sediado em Londres, é todo ambição: quer 500 mil turistas brasileiros, até 2020, gastando dinheiro por lá. 2011 já foi um ano recorde, com 276 mil turistas do Brasil na Inglaterra, Escócia e País de Gales (56% a mais do que o mesmo período em 2010), deixando por lá 480 milhões de dólares ( 302 milhões de libras).

GREAT – DE GRANDE
O lema adotado pela Grã-Bretanha é Great, para enaltecer esportes, cultura, compras, gastronomia, música, patrimônio e paisagens, invertendo 198 milhões de dólares em 4 anos, para atingir a meta de 4.6 milhões de turistas. O Brasil faz parte dos nove países (14 cidades) que entram na campanha de marketing, principalmente no Rio e São Paulo.

NOS TRILHOS
Os brasileiros já subiram para o 4º lugar como maiores consumidores no mundo em viagens de trens. A RailEurope 4ª, gerenciada na região por Marina Corinaldesi, mostrou entre janeiro e junho de 2012 um crescimento de 21% no volume de vendas no Brasil, em relação a 2011. O número de passageiros foi 23% maior. Ou seja: venda de 10 milhões de euros (cerca de 28 milhões de reais) no primeiro semestre. O projeto é superar os 17 milhões de 2011, até o final do ano. A Eurostar, uma das  maiores operadoras ferroviárias do Velho Continente, enviou a diretora de vendas internacionais, Celine Chambalu Civcci a São Paulo, para divulgar novidades os trens que ligam Londres a Bruxelas e a Paris. O BritRail Pass, por exemplo, permite viagens ilimitadas na Grã Bretanha e Irlanda.

EUROCHOCOLATE EM PERUGIA
Entre 19 e 28 de outubro, Perugia realiza o evento mais importante da Úmbria e talvez da Itália. Com a cidade inteira vendendo gastronomia baseada no chocolate, eventos que vão de espetáculos, iniciativas culturais, concertos, o centro histórico da principal cidade da Úmbria recebe turistas e homens de negócios envolvidos com as doçuras da vida. Um dos destaques é a Escultura de Chocolate, que reúne artistas em torno de blocos de 1 metro cúbico de chocolate para transformá-los em obras primas. Os pedaços retirados da massa doce são distribuídos gratuitamente ao público. São 19 anos de tradição, que poderão ser curtidos em tempo real no mundo todo através de blogs, twiter, facebook, android, internet. É o iChoc – que você pode consultar pelo www.eurochocolate.com. Na histórica Roca Paolina acontece o Eurochocolate Word.