Em 34 dias vamos ter os dois nomes que disputarão o segundo turno da eleição municipal de Curitiba. Os institutos de pesquisas estão acenando para os dois prováveis nomes. Ontem, durante o jornal da Band Cidade foi divulgada mais uma pesquisa eleitoral. Depois do Datafolha e do Ibope chegou o momento do Vox Populli.

O levantamento comprova que os virtuais escolhidos para o segundo turno serão os candidatos Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) e Ratinho Júnior (Curitiba Criativa). Luciano lidera a pesquisa espontânea com 20% das intenções de voto. Ratinho vem próximo, com 18%. Na estimulada, Ratinho está na frente, com 28%. Luciano vem encostado, com 27. Ambos estão tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A grande decepção desta campanha vem sendo Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais). Na espontânea ele aparece com apenas 10% das intenções de votos e bastante distante de Ducci (10) e Ratinho (8). Na estimulada, Fruet aparece com apenas 15%, 12 pontos percentuais do segundo colocado Ducci e 13, do primeiro, Ratinho.

Rafael Greca (PMDB) mostrou reação. Na pesquisa da semana passada, o peemedebista tinha 6, agora tem 9% e está tecnicamente empatado com Fruet. Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) é o único candidato entre os nanicos que respira. Ele aparece com 1%. Os demais, Carlos Moraes (PRTB), Avanilson (PSTU) e Alzimara (PPL) não pontuaram.  

Greca e Fruet agora não tem apenas o prefeito Luciano Ducci para atacar. Terão que mirar os tiros para Ratinho. O candidato está fugindo de polêmicas e ganhando a simpatia pela juventude.

Sinal verde
A queda detectada pelo Vox Populli provocou o caos na coligação Curitiba Quer Mais. Candidatos do PV já cogitam abandonar Gustavo Fruet (PDT) para a própria sorte e debandar para os lados do prefeito Luciano Ducci. Alguns deles já conversaram com Ducci e falaram que nas reuniões com a comunidade iriam pedir votos para ele.

Sinal Vermelho
Os petistas também querem passar para o lado de Ratinho e surfar na onda do PSC. Os candidatos do PTà Câmara Municipal de Curitiba têm como objetivo uma cadeira no legislativo e a sobrevivência política. Com o apoio de Fruet, a vaga fica mais distante. Já com Ducci e Ratinho, o caminho fica mais curto.

Esperançoso
Gustavo Fruet comentou sobre a pesquisa do Vox Populli: em 2010, quando disputei cadeira no Senado, o mesmo instituto divulgou pesquisa na semana que antecedia a eleição e disse que estávamos 20 pontos atrás do candidato do PMDB. Quando as urnas foram abertas, terminamos com apenas 1,5 ponto de diferença para este mesmo candidato. Por isso, fica evidente que essa pesquisa é uma tentativa brutal de desconstrução de nossa candidatura. Peço à militância que não se contamine por essa mentira.

Mudança de comportamento
Ratinho Junior também falou sobre o Vox Populli: o resultado das pesquisas vem mostrando que as pessoas querem uma mudança na cidade. Sem ranço, sem rancor. Uma mudança segura e positiva, valorizando as pessoas e todas as conquistas que Curitiba teve nos últimos 40 anos.

Futuro incerto
O ministro Paulo Bernardo pode deixar o Ministério das Comunicações até o final do ano. Ele deve ser remanejado para a Casa Civil, no lugar da esposaGleisi Hoffmann. Gleisi deve retornar ao Senado com a finalidade de construir a candidatura para o governo do estado em 2014 e reorganizar o Partido dos Trabalhadores, a fim de torná-lo competitivo.


Lousa Interativa
A deputada federal e presidente estadual do PV paranaense, Rosane Ferreira, antes de conhecer o resultado do Vox Populli, tuitou: não é o PDT, PT ou PV que governará Curitiba, e sim, o Gustavo em parceria com Mirian. ****  Luciano Ducci comemorou ao saber que Curitiba tem a menor taxa de desemprego do Brasil. A contabilidade é dos últimos dois anos. **** Ducci comentou a pesquisa Vox Populli: a campanha ainda está no início e ainda faltam 33 dias para a eleição. Vou continuar trabalhando para fazer de Curitiba a melhor cidade do Brasil para se viver.  ****O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná liberou a divulgação da pesquisa do DataCenso. **** Amanhã, Beto Richa irá receber no Palácio Iguaçu os governadores que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso). **** O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,6% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativa preliminar do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgada nesta segunda-feira (3). O resultado supera em dois pontos percentuais o aumento do PIB brasileiro, que foi de 0,6% no período, conforme divulgou na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS
www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan   
Facebook – @ Fernando tupan