O Atlético Paranaense terá um desafio complicado neste sábado (dia 14) às 21 horas, no Pacaembu. O jogo é contra o São Paulo, que está em 17º lugar no Campeonato Brasileiro, dentro da zona de rebaixamento. Apesar da colocação ruim na tabela, o time paulista é o segundo melhor da competição em um quesito: a bola parada.

O São Paulo é o segundo time com mais gols criados a partir de faltas e escanteios – a estatística não inclui pênaltis. Foram 12 gols dessa forma, ficando atrás apenas da Chapecoense, que tem 13. O Atlético-PR é o sétimo nesse ranking, com oito gols.

O desafio para o Atlético-PR é superar sua vulnerabilidade nesse tipo de jogada. A equipe é a terceira que mais sofre gols de bola parada – foram dez em toda competição.

Os especialistas do São Paulo nesse tipo de jogada são os meias Hernanes e Cueva.

O especialista do Atlético em defender esse tipo de jogada, o zagueiro Paulo André, está lesionado e não joga nesse sábado. Entre os atletas dos 20 clubes do Brasileirão, Paulo André é o segundo melhor na bola aérea – ele vence 5,1 disputas pelo alto por jogo. Só fica atrás do centroavante Deyverson, do Palmeiras, com 5,2 por partida. O melhor do São Paulo é o zagueiro Arboleda, com 3,2.

Outros desfalques do Atlético são o lateral-esquerdo Fabrício e o volante Lucho González, ambos suspensos. O técnico Fabiano Soares não divulgou a escalação e cogitou a hipótese de fazer outras mudanças, devido ao desgaste físico. A equipe ontem (quinta) fez recuperação, hoje (sexta) treinará. Os que estiverem fisicamente aptos para o jogo irão. Mas temos que esperar o treinamento para saber se teremos mais baixas do que essas duas, disse o treinador.

Uma provável escalação para sábado é Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Renan Lodi (Nicolas ou Sidcley); Pavez, Rossetto (Eduardo Henrique); Felipe Gedoz (Lucas Fernandes ou Sidcley), Guilherme e Nikão; Ribamar (Ederson).

Como levou três laterais canhotos para São Paulo, é possível que Sidcley seja utilizado na meia-ponta. O treinador vem usando o esquema tático 4-2-3-1 desde que chegou ao clube, com dois jogadores de velocidade pelos lados do campo na linha de três meias.

OS CONVOCADOS
Para o jogo contra o São Paulo
Goleiros: Santos e Weverton
Lateral-direito: Jonathan
Zagueiros: Thiago Heleno, Wanderson e Zé Ivaldo
Lateral-esquerda: Sidcley, Nicolas e Renan Lodi
Volantes: Eduardo Henrique, Matheus Rossetto e Pavez
Meias: Guilherme e Matheus Anjos
Pontas: Nikão, Felipe Gedoz, Douglas Coutinho e Lucas Fernandes
Centroavantes: Ederson, Pablo e Ribamar