A BMW divulgou as fotos oficiais do X1 Em versão definitiva, o novo jipinho tem desenho praticamente igual ao do protótipo apresentado há um ano, no Salão de Paris. O X1 final deverá estrear na mostra automotiva de Frankfurt (Alemanha), em setembro, mesmo mês em que começam suas vendas na Europa. Estima-se que ele também virá para o Brasil.

Com 4,45 metros de comprimento, o X1 é 12 centímetros menor que o X3 e tem dimensão próxima a dos modelos VW Tiguan e Toyota RAV4, por exemplo. Seu entre-eixos é de 2,76 m, o que deve garantir bom espaço para os passageiros da traseira. A capacidade do porta-malas é de 420 l.

O modelo terá seis versões de motor, mas apenas uma a gasolina – o restante é a diesel. Se o carro for vendido no Brasil, virá com o de ciclo Otto, um seis-cilindros em linha de 3 litros e 258 cv. A versão com esse propulsor é a xDrive28i. O câmbio é automático de seis marchas.

As unidades a diesel geram entre 143 cv e 204 cv. A tração pode ser traseira ou integral. Esta última é uma versão da xDrive, já oferecida em outros BMW. Ela funciona mais para melhorar o comportamento do carro que para aventuras fora de estrada.

O X1 pode vir com pacote x-Line, que inclui detalhes prata no exterior e rodas diferentes.