Zodíaco & Aparência

Os livros populares de astrologia geralmente incluem uma descrição das características físicas dos nativos de cada signo. Mas, enquanto algumas pessoas demonstram uma total identidade física com seu signo solar, outras não mostram nenhuma semelhança. Contudo, não há nada de surpreendente nesse fato, pois, tradicionalmente, o signo solar não é considerado o único, nem mesmo o principal, indicador do tipo físico do nativo. Essa função é atribuída mais especialmente ao signo ascendente, embora o Meio do Céu e a Lua também sejam importantes.

O Ascendente – Como o ascendente (signo que está surgindo no horizonte no exato momento do nascimento) é associado com a nossa personalidade e com as primeiras impressões que criamos ao encontrar as outras pessoas, torna-se fácil perceber a conexão entre esta parte do mapa astral e o nosso tipo físico. Mesmo porque um dos princípios fundamentais da astrologia é a ligação entre a mente e o corpo. Assim, se a nossa aparência física funciona como um indício de nossa personalidade, seria lógico supor que a personalidade se revela através do nosso corpo.

O Meio do Céu – Embora o Meio do Céu (ponto indicado no alto do seu mapa) seja mais freqüentemente associado à ambição e à carreira profissional, pode significar também a necessidade de reconhecimento pelas outras pessoas. Como tal, sugere também nossa imagem pública. Contudo, o rosto que apresentamos ao público e a percepção que o público tem de nós geralmente não batem com a idéia que fazemos de nós mesmos. É impossível quantificar esse efeito mas, pelo menos em parte, isso deve ter suas origens na nossa aparência física.

A Lua e a juventude – A Lua, que simboliza as emoções instintivas, representa também a criança dentro de cada um de nós. Por isso, acredita-se que, enquanto somos jovens, nossa aparência física está muito mais ligada ao signo lunar do que ao solar.

O Sol e a energia – A posição do Sol em nosso mapa astral indica a nossa energia vital. Da mesma forma que a Lua, ele não define características físicas específicas, mas irradia-se em nossas expressões faciais e em nosso comportamento em geral. Alguns astrólogos chegam mesmo a afirmar que, como o Sol revela a identidade que todos nós buscamos adquirir, as características do nosso sino solar podem aumentar com a maturidade, e nossa aparência física irá mudando sutilmente para refletir isso.