Publicidade
Servidor público

10 coisas sobre concursos públicos para quem quer tentar uma vaga

10 coisas sobre concursos públicos para quem quer tentar uma vaga
(Foto: Divulgação)

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente que busca estabilidade financeira e profissional. E não é novidade que a preparação para conquistar uma vaga requer alguns cuidados. Pensando em facilitar esse processo, Gabriel Henrique Pinto, coach de carreira e professor da Central de Concursos, listou 10 coisas que todo candidato precisa saber sobre os concursos públicos. 

1. Você precisa encarar o concurso como um projeto de vida
O cargo público tem uma série de vantagens em relação ao que se observa na carreira privada, como estabilidade, altas remunerações e planos de carreira, mas isso tudo não vem de graça. É preciso encarar a preparação para o concurso como um projeto de vida e estudar até passar. Pense que em um curso superior o aluno se prepara por, no mínimo, quatro anos, muitas vezes pagando altas mensalidades, e não tem nenhuma garantia de emprego ao final. Para ser aprovado em um concurso competitivo costuma-se demandar 6 meses a 2 anos.

2. Não adianta passar e não gostar do trabalho
Antes de iniciar sua preparação para qualquer concurso, conheça os cargos públicos e atribuições para determinar qual é mais compatível com sua personalidade. Não adianta ser aprovado em 10 concursos se você não for feliz em seu novo emprego.

3. Cada concurso pode ter requisitos específicos
Há regras gerais em termos de requisitos exigidos para ingressar na carreira pública. Por exemplo, a idade mínima necessária é de 18 anos, e a máxima de 75. É necessário estar em dia com obrigações eleitorais e militares. Em regra, você pode até ter inscrição em órgãos de proteção ao crédito (SERASA, SPC e SCPC), exceto se pretende ser bancário. Concursos para polícia, às vezes, exigem altura mínima e costumam ter provas físicas. Quaisquer requisitos devem, em todos os casos, ser comprovados no ato da posse.

4. É possível prever quando será aberto um concurso
O governo dá indícios de que será aberto um concurso. Antes de qualquer coisa o órgão que precisa de novos servidores faz uma solicitação para que seja incluída no orçamento público a provisão para as novas vagas. Está solicitação pode ser aprovada ou não. Em caso de aprovação considera-se autorizado o concurso. Em geral, um concurso autorizado deve ter o edital publicado em até 6 meses, e daí são cerca de mais 3 meses até a prova. O ideal é começar a se preparar antes de seus concorrentes.

5. O edital é um roteiro para o seu estudo
O edital de cada concurso deve, por lei, determinar quais conteúdos de cada matéria podem ser exigidos na prova. Quer dizer, se você estudar tudo o que consta no edital, estará preparado adequadamente.

6. Você precisa ter cuidado ao comprar seu material
Há dezenas de editoras que publicam materiais específicos para concursos públicos, mas produzir material dessa natureza exige constante atualização de conteúdo. Então fique atento, seu material de estudos deve ter todo o conteúdo que consta no edital. Confie em editoras tradicionais e notórias no mercado.

7. Sim, você precisa assistir aulas
É possível passar em um concurso sem nunca assistir uma aula, da mesma forma que é possível caminhar do Uruguai ao Alasca. O candidato deve procurar, a todo tempo, ser o mais eficiente possível em sua preparação, e as aulas, sejam presenciais ou online, são um atalho. O professor deve conhecer a banca organizadora de seu concurso e enaltecer aqueles assuntos mais exigidos a todo tempo. Procure escolas tradicionais e bem avaliadas. Se não houver uma perto de sua cidade, opte por um curso online.

8. Mas a palavra-chave é "revisão"
As aulas são indispensáveis, mas sozinhas não vão garantir sua aprovação em nenhum concurso. É necessário revisar todo o conteúdo várias vezes. Procure uma técnica de estudos com a qual você se adapte e estude!

9. Você não precisa abdicar da vida social
Estudar com eficiência não quer dizer não aproveitar mais a vida. Você deve, sim, abdicar de tudo o que atrapalhe seu estudo, mas descanso também é parte da preparação, então pegue um cinema no fim de semana, saia com os amigos aos sábados e almoce com a família quando possível.

10. Aprovação depende mais do lado emocional do que do intelectual
A ansiedade pode destruir a prova de um candidato bem preparado. Tenha consciência de que tem concurso o ano todo, todos os anos. Se por ventura você não passar no primeiro, logo haverá mais um. Desta forma, a pressão diminui. Se ainda assim você estiver nervoso, tente alguma técnica de meditação. Acredite, vai lhe ajudar muito.


 

DESTAQUES DOS EDITORES