A pesca é uma atividade realizada em todo o mundo.. No entanto, o que poucos sabem é que existem muitos equipamentos de pesca abandonados no oceano ameaçando espécies da vida marinha. A isso se dá o nome de pesca fantasma. Segundo a organização não governamental (ONG) Proteção Animal Mundial, 10% do lixo plástico marinho que entra nos oceanos todos os anos é equipamento de pesca perdido ou abandonado nos mares. A ONG lançou este mês a segunda edição do relatório Fantasma sob as Ondas. O estudo mostra que a cada ano 800 mil toneladas de equipamentos ou fragmentos de equipamentos de pesca, chamados de petrechos, são perdidos ou descartados nos oceanos de todo o planeta. No Brasil, estima-se que 580 quilos desse tipo de material seja perdido ou descartado no mar todos os dias.


Portos do Paraná promovem em Antonina seminário sobre pesca

Os Portos do Paraná promoveram em Antonina, o 3.º Seminário da Pesca, que reuniu 30 pescadores e marisqueiras . O objetivo foi apresentar aos pescadores o resultado do monitoramento da atividade pesqueira na região. Segundo a Federação de Pescadores do Paraná, atualmente são 700 pescadores registrados, em Antonina, todos da pesca artesanal. Após a exposição dos dados do monitoramento, os pescadores tiveram educação ambiental e dinâmica. Entre as informações repassadas, estão outras espécies de animais marinhos em risco de extinção.



Sertão terá um dos maiores parque de energia solar do país

A cidade de Barreiras, que fica no oeste baiano ganhará em breve um dos maiores parques de energia solar do Brasil. O Sertão Solar Barreiras já está em fase de implantação nas proximidades do Aeroporto da cidade, em uma área de cerca de 300 hectares. A expectativa é gerar 500 empregos diretos e em torno de 2.000 indiretos. A Prefeitura de Barreiras, por meio do Projeto Desenvolve Barreiras, tem oferecido o apoio necessário para agilizar os procedimentos de emissão de alvarás e licenças, para que a cidade seja beneficiada o mais breve possível com o funcionamento do parque.




Parané ganha Conselho Estadual dos Povos Indígenas 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assina nesta quarta-feira (17) projeto de lei, a ser enviado à Assembleia Legislativa, propondo a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná.