Publicidade
Calor e chuva

Paraná terá verão bastante úmido, segundo o Simepar

Durante os meses do verão deverá ser observado um padrão de irregularidade na distribuição temporal das chuvas
O verão de 2010, que inicia às 15h47 dessa segunda-feira (21), marca o início da estação mais quente do ano. De acordo com as informações dos técnicos do Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as influências do fenômeno El Niño, que teve efeitos na primavera, persistirão em sua atuação durante o verão de 2010, o que implica em maior umidade no Estado do Paraná.

Durante os meses do verão deverá ser observado um padrão de irregularidade na distribuição temporal das chuvas, significando que em alguns pontos do Estado a maior parte do total de chuva no trimestre ocorrerá em poucos dias. Apesar disso, espera-se que a precipitação pluviométrica varie entre normal e pouco acima da média dessa estação. As ocorrências de temporais também são esperadas.

Segundo o boletim da Simepar, a previsão climática para o regime de temperatura no trimestre de janeiro a março de 2010 deverá apresentar valores próximos da média histórica e oscilações grandes na amplitude térmica poderão ser observadas dentro de um mês.

A página eletrônica do Simepar apresenta a visualização de mapas do Paraná com distribuição espacial mensal da chuva média. Leia o boletim completo no site http://www.simepar.br/
Publicidade