No próximo domingo, o povo brasileiro é chamado a exercer a cidadania, num momento pinacular da democracia, quando a população vai decidir, pelo voto, os governantes do próximo quadriênio, em nível federal e estadual (Presidente da República, senadores e deputados federais, Governadores e deputados estaduais). Momento portanto que devemos viver de forma consciente, fazendo escolhas com discernimento, pois vamos eleger os tomadores de decisão, que irão refletir em muitas atividades no nosso dia-a-dia. Daí que votar consciente é um ato de cidadania, que exige responsabilidade. O dia da eleição deve ser vivido com grande alegria, o que é característico do nosso povo, mas com muita seriedade, para que aqueles que forem eleitos sejam, de fato, representantes à altura dos desafios de bem governar este país-continente que é o Brasil.

Muitos ficam sem saber em quem votar, desconhecem as propostas dos seus candidatos e dos partidos, ficando vulnerável a opiniões, aqui e ali, sem a consistência e o aprofundamento que se faz necessário, numa hora dessas. Daí a importância de procurarmos saber o histórico de cada candidato, principalmente o que já fez antes de ser político, sobretudo, se já atua na vida pública, se age com ética, e o que propõe a fazer enquanto parlamentar ou executivo. Geralmente, muitos se esquecem de quem votou na última eleição, quando deveriam estar atentos, acompanhando o trabalho dos eleitos, cobrando o cumprimento de suas propostas, pois só assim conseguiremos a credibilidade que desejamos para que o sistema democrático seja aperfeiçoado. Nesse sentido, cada um deve fazer bem a sua parte, principalmente a população, e o primeiro passo é votar bem, com consciência e discernimento.

Esperamos que a grande festa cívica da democracia neste domingo reforce o sentimento da urgente reforma política na próxima legislatura, para corrigir as deficiências do sistema democrático, aprimorando-o, para que as escolhas tenham melhor critério que permitam eleger pessoas comprometidas com o bem comum. Para isso é importante votar, e votar bem. Que cada um se dê ao trabalho de pesquisar sobre a vida e as atividades de seus candidatos, o que eles defendem, o que tem feito, o que se propõem a fazer, para que a democracia seja a grande vitoriosa, para o bem do Brasil.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia, Diretor da Universidade Corporativa Anhanguera e de Relações Institucionais da Anhanguera e Reitor do UNIA.