Foto: Divulgação – John Travolta e Karen Lynn Gorney

1978 foi um ano peculiar na história do Brasil. A ditadura mostrava seus primeiros sintomas de queda, enquanto a seleção brasileira perdia a Copa do Mundo. Em meio ao turbilhão de boas e más notícias, duas novelas viraram febre no país e monopolizaram a atenção do público: O Astro, com o seu famoso "quem matou Salomão Hayalla?" e Dancin' Days, que popularizou as discotecas e a famosa meia lurex.

E, falando nisso, o principal movimento cultural da época era ditado pela onda disco. Muito em parte por causa do sucesso de Os Embalos de Sábado à Noite, filme que consagrou o astro John Travolta, lançado em 1977. E no Brasil não foi diferente. O filme e a novela de Gilberto Braga representaram uma ruptura com alguns padrões da sociedade que conseguimos perceber até os dias de hoje.

Por isso, reviramos o baú e trazemos para vocês as 10 músicas mais executadas em 78, nas rádios de todo o país. Aperte o play e se divirta!

1ª) Night Fever – Bee Gees

Carro-chefe da trilha de Os Embalos de Sábado à Noite, a canção colocou o grupo dos irmãos Gibb entre os maiores astros da música de todos os tempos, além do álbum ter vendido mais de 40 milhões de cópias.

2ª) Outra Vez – Roberto Carlos

Roberto Carlos continua sendo um dos artistas mais importantes da música brasileira, mas nos anos 70 era o grande nome nas paradas de sucesso. Outra Vez, canção da compositora Isolda, foi regravada por ele e também fez parte da trilha de Dancin'Days, em uma versão do cantor Márcio Lott.

3ª) Força Estranha – Roberto Carlos

De autoria de Caetano Veloso, a canção foi composta especialmente para o Rei. Ganhou uma nova roupagem pelas mãos de Gal Costa.

4ª) Sampa – Caetano Veloso

Uma das maiores homenagens já realizadas para a cidade de São Paulo.

5ª) How Deep Is Your Love – Bee Gees

Escolhida como uma das músicas mais românticas de todos os tempos, a balada foi regravada pela boyband Take That, nos anos 90, repetindo o sucesso.

6ª) Don't Let Me Be Misunderstood – Santa Esmeralda

Figurinha fácil em formaturas e festas de casamento, a canção foi utilizada por Quentin Tarantino, anos depois, para a trilha de Kill Bill.

7ª) Dancin'Days – As Frenéticas

A música, tema de abertura da clássica novela homônima da Rede Globo, foi a principal representante da disco music no país. 

8ª) MacArthur Park – Donna Summer

Foi um dos sons mais tocados no Brasil em 1968, na versão de Richard Harris, e repetiu o feito dez anos depois, na voz da diva disco Donna Summer.

9ª) Não Existe Pecado ao Sul do Equador – Ney Matogrosso

Foi tema de abertura de Pecado Rasgado, folhetim do horário das 19 horas na Rede Globo.

10ª) Cálice – Milton Nascimento e Chico Buarque

Canção das mais fortes, em se tratando do combate contra a ditadura militar.