Foto: Divulgação – “Jennifer Grey e Patrick Swayze na cena mais famosa de Dirty Dancing: filme foi o maior hit de 1988.”

A primeira edição do Hollywood Rock, o fim oficial da ditadura, a nova Constituição Brasileira, o primeiro prêmio mundial conquistado por Ayrton Senna, e as tragédias do Bateau Mouche e Chico Mendes. Pode-se dizer que 1988 foi um dos anos mais agitados já registrados em terras brasileiras.

No cenário cultural, os acontecimentos também não eram poucos. A hoje famigerada Tela Quente estreava na Rede Globo, trazendo grandes títulos, que, por questões de memória afetiva e nostalgia, se tornaram grandes clássicos no decorrer do tempo. A emissora colocava no ar três marcos da teledramaturgia: Fera Radical, Bebê a Bordo e Vale Tudo (esta, a melhor telenovela já feita na história). E Armação Ilimitada, o seriado que revolucionou a linguagem cultural no país, chegava ao seu fim.

E na música, o país se mostrava efervescente como nunca. O rock brasileiro dos anos 80, apesar de começar a mostrar um certo sinal de cansaço, ainda marcava presença como o gênero preferido dos jovens. E a Rainha dos Baixinhos, Xuxa, lançava o seu Xou da Xuxa 3, com o hit Ilariê, e alcançava o posto (até então) de álbum mais vendido em território nacional.

Na parada internacional, Michael Jackson disputava seu trono com George Michael e Whitney Houston, e uma banda chamada Guns N' Roses despontava para o estrelato. Enquanto isso, a trilha sonora de Dirty Dancing se tornava item obrigatório nas coleções e festinhas de todo mundo. 

Partindo disso, trouxemos para vocês as 10 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras naquele ano. Aperte o play e se divirta!

1ª) Faz Parte do Meu Show – Cazuza

A balada bossa-novista, um dos grandes clássicos do poeta, estourou ao fazer parte da trilha sonora da novela Vale Tudo, grande hit televisivo do ano.

2ª) One More Try – George Michael

Uma das faixas de maior destaque do primeiro álbum-solo do ex-vocalista do Wham. Naquele final dos anos 80, não tinha para ninguém: George era o maior ídolo.

3ª) (I've Had) The Time Of My Life – Bill Medley & Jennifer Warnes

Tema central de Dirty Dancing, talvez o filme de dança mais icônico de todos os tempos. Fez tanto sucesso que entrou para a trilha sonora da novela das 7, "Sassaricando".

4ª) Piano In The Dark – Brenda Russell

Da série "músicas que sempre ouvi, mas não sei quem canta". Foi trilha da novela Vale Tudo e sempre marca presença nas rádios FM, cuja programação é voltada para sons nostálgicos (alô Ouro Verde!).

5ª) Ideologia – Cazuza

Naquele 1988, não tinha para ninguém: Cazuza era o Rei. E Ideologia, além de ser uma de suas melhores composições, o consagrou e serviu para embalar a insatisfação que reinava entre os brasileiros.

6ª) Sweet Child O' Mine – Guns N' Roses

Com um dos riff's mais famosos de todos os tempos, a banda capitaneada por Axl surgiu feito um furacão naquele ano, deixando o rock em evidência no mainstream.

7ª) She's Like The Wind – Patrick Swayze feat. Wendy Fraser

Outro hit saído da trilha sonora de Dirty Dancing, mostrou ao público os dotes vocais (ou não) de Patrick Swayze, o galã do filme. Outro som que, de tanto sucesso, foi incluído em uma trilha de novela: no caso, a de Fera Radical.

8ª) Mordida de Amor – Yahoo

Versão brasileira da música Love Bites, do Def Leppard, estourou de Norte a Sul devido à sua execução na maioria das cenas da novela Bebê a Bordo. Hit grudento. Ou vai dizer que você nunca cantarolou "eu não quero tocar em você, oh baby, e fazer seu jogo vai me deixar louco…". Clássico!

9ª) Brasil – Gal Costa

Composta por Cazuza, George Israel e Nilo Romero para o álbum "Ideologia", a canção ficou nacionalmente conhecida na voz de Gal Costa, ao virar tema da novela Vale Tudo. A canção acabou servindo como uma espécie de hino não-oficial do país, e mostrou a capacidade de Cazuza em servir de porta-voz de uma geração. 

10ª) Baby Can I Hold You – Tracy Chapman

Tema romântico dos personagens de Regina Duarte e Antonio Fagundes em Vale Tudo, a balada mostrou todo o talento e genialidade da cantora Tracy Chapman, tornando-a um dos nomes femininos mais importantes daquele ano.