TALITA FERNANDES, DANIEL CARVALHO E MARIANA CARNEIRO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), publicou mensagem em suas redes dizendo que a saída para o impasse com os caminhoneiros é mexer no PIS/Cofins. 

“Acredito, desde o início, que a melhor saída para o impasse criado entre os grevistas e o governo, é reduzir ou zerar o PIS/Cofins cobrado sobre o diesel”, escreveu no Twitter.

A declaração ocorre enquanto o presidente Michel Temer está reunido com ministros no Palácio do Planalto para discutir novos pontos que garantam o cumprimento do acordo que suspendia a paralisação dos caminhoneiros.

OSMAR TERRA

O deputado Osmar Terra (MDB-RS) também disse na noite deste domingo (27) que o governo estuda a possibilidade de zerar PIS/Cofins sobre o diesel como forma de negociação com os caminhoneiros, que mantêm protestos que obstruem rodovias e prejudicam abastecimento no país pelo sétimo dia.

“O governo está estudando esta possibilidade. Eu não sei se pode zerar o PIS/Cofins, que é um imposto e tem que colocar outro no lugar, é uma operação mais complexa”, disse.

Terra é ex-ministro de Desenvolvimento Social e tem participado de conversas entre os caminhoneiros e o governo. Ele trouxe um grupo ao Palácio do Planalto para a apresentação de suas reivindicações a técnicos da Casa Civil.

O deputado defendeu que os caminhoneiros sejam ouvidos de novo e que a situação de crise seja solucionada “o quanto antes”.

“Alguns caminhoneiros que não foram ouvidos porque estavam nas ruas precisam ser ouvidos”, afirmou.