Publicidade
Corrida eleitoral

Pesquisa Datafolha não traz novidades

Requião mantém vantagem no levantamento do Instituto Datafolha, divulgado ontem

O Instituto Datafolha divulgou ontem a segunda pesquisa de intenções de voto na corrida pelo governo do Paraná. Os números não revelam grande variação em relação a primeira sondagem, publicada no último dia 6. O candidato à reeleição, governador licenciado Roberto Requião (PMDB) manteve a vantagem em relação aos demais candidatos, que também variaram dentro da margem de erro, de três pontos porcentuais para mais e para menos.

Requião subiu de 47% para 48%; Osmar Dias (PDT) manteve os 26%; Rubens Bueno (PPS) passou de 8% para 9% e Flávio Arns (PT) foi de 3% para 4%. Os outros sete candidatos - Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Ana Lúcia Pires (PRTB), Luiz Adão (PSDC), Antonio Roberto Forte (PSL), Ivo Souza (PCO), Melo Viana (PV) e Jorge Martins (PRP) - não atingiram 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro. Foram ouvidos 1.260 eleitores em 65 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos que somavam 3% na sondagem de dia 6, agora estão em 4%. Os percentual de eleitores que votariam nulo variou de 10% para 8%.
De acordo com os novos números, divulgados a dez dias das eleições, Requião venceria já no primeiro, uma vez, que tem mais de 50% dos votos válidos. O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno entre Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT). Nesta hipótese, o peemedebista venceria com 54%, contra 38% do pedetista. Brancos e nulos seriam 5% e indecisos 4%.

Senado — O Instituto Datafolha também pesquisou as intenções de voto para o Senado. O candidato à reeleição, senador Alvaro Dias (PSDB), continua liderando com folga, subindo um ponto, agora soma 50%. Em segundo lugar aparece Gleisi Hoffman (PT) com 22%, cinco a mais que na sondagem anterior.

Os candidatos Haj Mussi (PPS), Sandoval (PSC) e Custódio da Silva (PRTB) ficaram com 2% cada. Sandra Borges (PSL) e Professor Ivan Bernardo (PSTU) atingiram 1% cada. Salamuni (PV) e Procopiak (PSDC) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 5% e 15% ainda estão indecisos.
Até às vésperas da eleição, ao menos, mais quatro pesquisas sobre a corrida pelo governo do Estado e Senado ainda devem ser divulgadas.

OS PRINCIPAIS CANDIDATOS NO DATAFOLHA

GOVERNO 
Roberto Requião (PMDB) 48%
Osmar Dias (PDT)             26%
Rubens Bueno (PPS)          9%
Flávio Arns (PT)                 4%
Brancos e nulos                   4%
Indecisos                             8%
Os demais candidatos tiveram menos de 1% das intenções de voto.

SENADO
Alvaro Dias (PSDB)            50%
Gleisi Hoffman (PT)             22%
Haj Mussi (PPS)                  2%
Custódio da Silva (PRTB)    2%
Sandra Borges (PSL)           1%
Os demais candidatos não atingiram 1%.

Publicidade