A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou orientações para a segurança nos dias de mau tempo, já que a ocorrência de temporais é mais comum entre o fim da primavera e o começo do verão. A orientação é que, em casos de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo telefone 199 e/ou Corpo de Bombeiros pelo 193.
No caso de vendavais, a Comdec recomenda que se desligue os aparelhos elétricos e gás, abaixe para o piso todos objetos que possam cair, evite contato com cabos ou redes elétricas caídas, avise a Defesa Civil (199) e Bombeiros (193) sobre estes perigos. Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente, deixe estes serviços para os casos de emergência.

No final de semana passado o temporal que atingiu a Capital derrubou pelo menos 50 árvores, deixou milhares de residências sem energia elétrica e provocou alagamentos em municípios da região. A Comdec de Curitiba também pede que quem quiser ajudar às pessoas atingidas pelas chuvas, pode contribuir com o Fundo Municipal de Defesa Civil, usando a conta Banco do Brasil (001), Agência Governo (3793-1), Conta Corrente (6717-2). Mais informações pelo site www.defesacivil. curitiba.pr.gov.br