Chope e simpatia 1

Joinville é uma das cidades mais simpáticas do Brasil. Sua história tem origem nobre. O local fazia parte do dote oferecido por Dona Francisca – filha de D. Pedro I – para o casamento com François d’Órleans, o Príncipe de Joinville, herdeiro do trono francês do rei Louis Philippe. Só que, numa reviravolta do destino, o casal teve que partir às pressas para Europa, o Rei da França foi deposto e o príncipe, em dificuldades financeiras, acabou vendendo algumas terras do seu lote para um senador alemão que começou a colonizar a nova terra. A primeira colônia foi uma homenagem à princesa, Dona Francisca, e a cidade, fundada oficialmente em 9 de março de 1851, passou a se chamar Joinville. Hoje 161 anos depois, muita gente pergunta o que seria da cidade se o casal real resolvesse ficar no Brasil. Entre tantas especulações uma coisa é certa: Joinville não teria uma gastronomia alemã tão saborosa.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Situada numa região privilegiada, entre o mar e a montanha, Joinville é a maior e mais importante cidade de Santa Catarina. Um dado curioso é que até alguns anos atrás ela detinha o título de Manchester Catarinense, uma analogia à cidade inglesa em função de seu moderno parque industrial. Essa imagem, no entanto, também atribuía ao joinvilense a fama de um povo trabalhador e caseiro. O que não é nada bom para o setor de gastronomia. Há 14 anos esse quadro vem mudando. Em 1998, com a inauguração do Centreventos Cau Hansen o poder público resolveu apostar no setor de turismo e a cidade começou a oferecer novas opções de lazer não só para seus habitantes, mas, também, para atender o enorme fluxo turístico que chega na cidade.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Joinville então assumiu a sua vocação para o turismo. Atualmente existem congressos, feiras e festas temáticas mensais. Entre os eventos fixos promovidos pela prefeitura estão a Expogestão, Festival Gastronômico, Festival de Jazz, Festival de Dança, Festa das Tradições e Festa das Flores – que este ano comemorou sua 74ª edição, sendo a mais antiga do Estado.
As opções gastronômicas, por sua vez, também aumentaram. Na próxima coluna apresentaremos algumas opções para quem está chegando em Joinville de carro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]