O prazo para a inscrição do concurso público de Delegado do Quadro Próprio da Polícia Civil do Paraná termina às 23 horas, desta quinta-feira (11/04). Podem participar do processo seletivo bacharéis em Direito. A remuneração para o cargo é de R$ 13.831,10. São 26 vagas, sendo 21 de ampla concorrência, três para afrodescendentes, e duas para pessoas com deficiência.

As inscrições são feitas somente pelo site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina, responsável pela organização do concurso: www.cops.uel.br. A taxa de inscrição pode ser paga até sexta-feira (12). O valor é de R$ 100,00.

Para efetivar a participação no processo seletivo é necessária a confirmação do pagamento do valor referente à taxa de inscrição. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por realizar a primeira fase, de conhecimentos gerais, nos municípios de Cascavel, Curitiba ou Londrina. A relação geral dos candidatos que tiveram as inscrições homologadas será divulgada no dia 17 de abril, também no site da UEL.

Além do bacharelado em Direito, o interessado em prestar o concurso para delegado deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses; ter, no mínimo, 21 anos de idade; gozar dos direitos civis e políticos; estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino; não estar incompatibilizado com nova investidura em cargo público; não registrar antecedentes criminais e não responder a processo penal; possuir Carteira Nacional de Habilitação, com exame de saúde dentro do prazo de validade, na categoria B ou superior.

PROVAS – A primeira fase do concurso para delegado será no dia 5 de maio. Essa etapa inicial consiste em uma prova de conhecimentos gerais, com 100 questões objetivas. As questões de múltipla escolha (a, b, c, d, e) estão distribuídas entre as áreas de língua portuguesa (10 questões), informática (10), raciocínio lógico (10), direito civil (10), legislação estadual (10), medicina legal (10), direito administrativo (10), direito constitucional (10), direito penal (10), direito processual penal (10).

Na sequência, os candidatos selecionados passam pela prova de conhecimentos específicos (prova discursiva), prova de títulos, exame de higidez física, exame de aptidão física e, por fim, exame de investigação de conduta.
O concurso da Polícia Civil tem validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final no Diário Oficial Executivo, podendo ser prorrogado por igual período.