O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (26) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio realizada pela Casa em 2003 terminou sob suspeita de cobrança de propina. A declaração foi dada em resposta a questionamento do deputado Nelson Luersen (PDT) sobre recente a decisão da Mesa Executiva da Assembleia de arquivar novo pedido de investigação sobre as concessões no Estado. E se referia à comissão presidida pelo hoje deputado federal André Vargas (PT), ainda durante o governo Requião, que concluiu não haver irregularidades nos contratos do pedágio.

Na semana passada, Rossoni determinou o arquivamento do requerimento apresentado por Luersen, depois que sete deputados – incluindo o presidente da Assembleia – retiraram as assinaturas de apoio à CPI. Com isso o pedido, que tinha 24 assinaturas quando foi proposto, passou a apenas 17, uma a menos do que o mínimo de 18 apoios para a abertura da investigação.

Ontem, Luersen apontou que a retirada da assinatura do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) seria inválida, já que o peemedebista está licenciado da Assembleia por ocupar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ele (Cheida) teria que reassumir o mandato de deputado para retirar a assinatura. Como não reassumiu, a retirada não é válida, e a CPI deveria ser instalada, afirmou o pedetista.

Rossoni rebateu, apontando que a Assembleia já promoveu duas CPIs e uma Comissão Especial de Investigação sobre o pedágio, sem resultados concretos. Aqui nesta Casa já teve duas CPIs do Pedágio e uma CEI. Na hora de instalar a CPI é comemorada pelos deputados propositores porque ganham mídia. Mas na hora do enterro é a hora do relatório, alegou o presidente da Assembleia. Porque os relatórios das CPIs que nós tivemos na Casa não satisfizeram a opinião pública. O cidadão que está ouvindo lá na rua esse debate, ele acha que ao instalar a CPI, no término vai baixar o pedágio, ou vai terminar. E o que que vai acontecer com a CPI? Não vai ser diferente, apontou o tucano.

Depois de lembrar que André Vargas presidiu a comissão encerrada em 2003, Rossoni afirmou: Cada final de CPI do Pedágio, o que ocorria nos corredores? ‘A comissão que investigou o pedágio ganhou propina para fazer aquele relatório ‘laranja’, disse ele. 

Luersen – que protocolou um projeto propondo que depois de protocolado um pedido de CPI, os deputados não poderiam mais retirar as assinaturas – contestou o presidente da Assembleia. Eu não estava na Casa. Não posso julgar ninguém. Se as outras CPIs não deram em nada, nós vamos trabalhar para mostrar a realidade do pedágio no Paraná, respondeu.