GP do Japão – poucas novidades
Realmente para nós brasileiros que carregamos lembranças de disputas épicas em Suzuka, a edição de 2013 do GP do Japão não trouxe nada além da confirmação de que o nome do atual campeão da temporada já está sacramentado e que será apenas uma questão de tempo para a sua oficialização.
A corrida foi pouco marcada por grandes ultrapassagens, prevalecendo mais as estratégias das equipes. Roman Grosjean e Webber lideraram durante muitas voltas a corrida, mas de repente, apresentando estratégias diferentes dos dois pilotos, apareceu o incrível Vettel e como de costume venceu mais uma nesta temporada, a sua nona vitória do ano e a trigésima quinta da sua carreira.
Claramente a Red Bull ficou feliz com a dobradinha dos seus pilotos em primeiro e segundo lugar. O terceiro lugar de Grosjean no podium foi um prêmio ao excelente trabalho feito pelo piloto durante o fim de semana todo.

A Ferrari foi um fiasco, arranhando um quarto lugar com Alonso e um décimo com Massa. O resultado de Alonso está longe de ser o esperado por todos, mas considerando que os pontos conquistados por ele nesta etapa colocam a sua equipe de novo em segundo lugar no mundial de construtores, podemos dizer que o espanhol mandou muito bem. Sua rival Mercedes pouco conquistou nesta etapa e vem atrás com dez pontos a menos no mundial.

O destaque desta etapa, sem dúvida alguma, ficou para o sexto e sétimo lugares conquistados pela Sauber com Hulkenberg e Gutierrez respectivamente. Realmente os carros desta equipe tem mostrado um grande avanço e certamente esses resultados irão ajudar esses pilotos na renovação para a próxima temporada ou até mesmo num novo contrato com alguma outra. Hulkenberg tem chances na Lotus, na Force India e na McLaren e, disputando diretamente com Felipe Massa essas três vagas, vem demonstrando uma certa vantagem em relação ao nosso piloto.
Há poucos dias falei que as coisas mudam muito rapidamente na F-1 e que os ventos vinham a favor dos nossos pilotos. Hoje devo admitir que não estamos tão bem quanto parecia há poucos dias e que o risco de ficarmos sem piloto brasileiro na categoria para a próxima temporada voltou a ser muito grande.
Um forte abraço a todos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Robbi Perez
[email protected]

Robbi Perez é piloto de Fórmula 3 – [email protected]