Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Já os tumores de pele do tipo não melanoma são os mais frequentes, porém raramente levam a óbito. As doenças urológicas, como o câncer de próstata, têm como principal fator a questão genética, pois a incidência desta neoplasia é maior em homens que têm algum familiar com a doença.

“A presença de câncer de próstata em parentes de primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%”, relata o urologista Anibal Wood Branco, do Hospital Vita Batel. Por isso, quem tem histórico familiar deve fazer exames preventivos a partir dos 40 anos. Para os outros homens, a novidade é que, a partir deste mês, a idade indicada vai aumentar de 45 para 50 anos, ou se aparecerem sintomas compatíveis com a doença. A nova orientação foi anunciada durante o Congresso Brasileiro de Urologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), entre os dias 16 e 20 deste mês, em Natal (RN).

Segundo o Inca, o câncer de próstata tem maior incidência que o câncer de mama. Estimativa de 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama no Brasil. De acordo com Branco, há ainda um certo preconceito com o exame de toque retal. Pesquisas revelam que apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

O médico explica que a incidência de câncer de próstata tende a aumentar nos próximos anos decorrente do aumento da expectativa de vida da população, e que o diagnóstico precoce através inicialmente do toque retal e da dosagem no sangue do P.S.A., são os métodos efetivos para avaliar a população masculina. “Quando descobertos no início, 90% dos casos de câncer de próstata podem ser curados”, destaca o urologista. O médico aponta ainda que um a cada seis homens terá câncer de próstata, e um a cada 36 corre o risco de morrer por causa da doença.

Homens com mais de 50 anos estão sujeitos a outros problemas urológicos, que se manifestam por sintomas específicos, como sangramento ao urinar e dores lombares – frequentemente relacionadas a cálculo renal. Eles estão mais propensos a terem infecções genitais, que podem ou não ser sexualmente transmissíveis. “Além disso, a partir dessa faixa etária, são acometidos de disfunções eréteis, que pode ser causadas pela presença de diversos fatores tais como a baixa produção hormonal, fatores psicológicos, hipertensão, diabetes entre outros”, destaca o urologista do VITA Batel.

Diagnóstico, sintoma e tratamento: O câncer de próstata pode ser detectado por um exame de sangue, chamado PSA (proteína que é liberada em altos níveis pela próstata quando há câncer, inflamação ou infecção), combinado ao exame de toque retal.

Na fase inicial não tem sintoma. Quando começa a dar sintomas, já está em fase avançada. Por isso, a necessidade de realizar o exame preventivo. Quando a doença está mais desenvolvida no organismo, o homem pode ter dificuldade para urinar e até sangramento na urina.

Quando o câncer está na fase inicial, são indicados três tipos de tratamento: cirurgia, radioterapia e braquiterapia (agulhamento da próstata por sementes radioativas). Para doença localmente avançada utiliza-se radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. “A forma mais realizada de tratamento em todo mundo é a cirurgia, na qual a técnica tradicional aberta está sendo substituída pelas técnicas minimamente invasivas, diminuindo significativamente as sequelas produzidas pelo procedimento”, destaca Branco. Já para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento é a terapia hormonal.

Próstata: A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.