Coluna do Fiani

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * MÚSICA

Nunca tem fim
As areias de Guaratuba tem um novo encontro com O Rappa. Marcelo Falcão (voz), Xandão Menezes (guitarra), Lauro Farias (baixo) e Marcelo Lobato (teclado), junto com Cleber Sena (bateria), DJ Negralha (scratches e efeitos) e Marcos Lobatos (teclados) retornam ao litoral paranaense no próximo dia 18 de janeiro com o show do novo disco Nunca Tem Fim no Café Curaçao (R: Brejatuba,500). Com misturas de rock, reggae entre outros ritmos característicos, o novo trabalho é repleto de efeitos sonoros para alegrar os ouvidos dos fãs.  Com realização da Prime, a apresentação tem início a partir das 22h30.
Inf.:: 41 33150808 / 41 34426851
www.maisumadaprime.com.br / www.curacaoguaratuba.com.br

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Samba e Rock em versão Eletro
Misturar samba, rock e house e transformar esse amálgama num só ritmo parece improvável. Mas o Oba Oba Samba House vem mostrando que é possível. De uma brincadeira em uma passagem de som, em Ribeirão Preto (SP), há dois anos, músicos de pop rock resolveram trocar guitarras por cavaquinhos. Era só por algumas horas, nos ensaios de uma festa. Sem avisar, um amigo DJ soltou algumas batidas eletrônicas. Resultado: A experiência deu tão certo, que hoje são considerados o novo fenômeno na música brasileira e conta com uma agenda lotada com uma maratona de shows pelo Brasil. Com realização da Prime, no próximo dia 18 de janeiro, o grupo chega a Caiobá para um show inédito no Hyddra Concept Lounge (R: Alvorada,600), a partir das 22h.
Informações p/ o público: 41 33150808 / www.maisumadaprime.com.br 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * TEATRO

A Tarada abra a temporada do Lala
Uma das comédias de maior sucesso, de todos os tempos está de volta ao palco do Teatro Lala: A Tarada do Boqueirão. Sônia Bacila, uma das maiores atrizes do nosso estado, faz a plateia rolar de rir com essa grande comédia. A produção abre oficialmente a temporada do Teatro Lala Schneider, que completa em 2014, vinte anos de uma bela história!

Serviço:
A Tarada do Boqueirão

Com Sônia Bacila
Teatro LALA
Rua 13 de Maio 629 – Largo da Ordem
Informações: (41) 32324499 – www.teatrolala.com.br

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * LITERATURA

Bárbara Heliodora e Romero Britto no Solar do Rosário
Três excelentes livros foram lançados recentemente no Solar do Rosário, com auxílio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, merecem ser comentados! O primeiro deles A Aquarela no Paraná é uma edição inédita que traz 11 artistas, quatro falecidos e sete ainda atuantes, que tem a técnica da Aquarela como meio de pintura. Guido Viaro, Paul Garfunkel, Ricardo Koch, Emma Koch, Ida Hannemann de Campos, Tereza Koch, Fernando Calderari, Maria Ivone Bergamini, Lina Iara Otto, Maria Cristina Zilli e Ana Muller. Trabalhos em aquarela são comumente reconhecidos como aqueles que possuem áreas de transparência e luminosidade de cores, muitas vezes se valendo da cor do suporte para a construção da figura ou da cena escreve a crítica de arte Rosemeire Odahara Graça no seu texto introdutório do livro. Outro livro é A Arte de Romero Britto que teve sua primeira edição  em 2003 pelo Solar do Rosário. O livro traz alguns textos que falam do artista, depoimentos familiares como de sua irmã Roberta Britto, um resumo de seu currículo e mais de 70 obras que foram colocadas no livro com efeitos capazes de valorizar ainda mais a obra desse brasileiro que conquistou o mundo. O terceiro livro é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009 juntamente com a Doutora em Literatura Liana Leão para a realização de um sonho. A Crítica teatral e maior tradutora das obras de Shakespeare no Brasil, Bárbara Heliodora, no ano em que completou 90 anos lança agora o livro Caminhos do Teatro Ocidental. Com mais de 400 páginas e 10 capítulos que contam a história do teatro desde a Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento na Itália e na Espanha, o Teatro Inglês e Francês, o Teatro no século XVIII com a ascensão da Burguesia e no século XIX e dois capítulos inéditos no Brasil, a História do Teatro nas Américas e no Brasil.Em parceria com a Editora Perspectiva de São Paulo essa obra é um marco para o registro da história do teatro no Brasil.

Serviço:
Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico – Curitiba – PR
(41) 3225-6232
www.solardorosario.com.br
As exposições de arte ficarão até o dia 30 de janeiro – entrada gratuita

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
João Luiz Fiani – [email protected]
Siga o Fiani no Twitter… www.twitter.com/joaofiani