Para a agricultura,  as chuvas aconteceram, mas foram irregulares e insuficientes para a manutenção do plantio de soja no Paraná. O diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, Francisco Simioni, disse que os agricultores que planejaram plantar a commodity com antecedência tiveram problemas. A área plantada já atinge 33 % do total planejado, de 5,05 milhões de hectares, ficando atrás do índice registrado um ano atrás, de 34 %.
“Vamos saber com exatidão na próxima quinta-feira, quando consolidamos o resultado mensal, mas já temos um certo atraso previsto que influenciará lá na frente”, projeta Simioni.

De acordo com o professor Lucílio Alves, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), ainda não há informações quanto à perda na produção, nem avaliação do impacto financeiro, apesar de se saber que haverá necessidade de replantio em algumas áreas e atraso no desenvolvimento vegetativo. os preços da soja no Brasil e nos Estados Unidos registraram alta no acumulado da semana passada.
O Paraná é o segundo principal Estado produtor de soja do Brasil, com colheita estimada em até 17,2 milhões de toneladas pelo Deral. Também um importante produtor de milho no plantio de verão.