BRUNO MERLIN SANTOS, SP – Um vazamento de gás durante a produção de ácido sulfúrico no polo petroquímico de Cubatão interrompeu as atividades de diversas empresas na manhã desta sexta-feira (23) e levou cerca de 70 pessoas ao pronto-socorro Central do município, no litoral paulista, com sintomas de intoxicação. Ao menos outras dez pessoas deram entrada no Hospital Ana Costa.

Informações preliminares da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), reforçado pelo diagnóstico dos trabalhadores que inalaram o gás, apontam que o vazamento foi de dióxido de enxofre (SO2). Ao entrar em contato com esse gás, que é incolor, dezenas de pessoas correram para fora das unidades de trabalho, com sintomas como dificuldade para respirar, náusea, tontura e vômito. Nenhum dos atingidos corre risco de morte, segundo a Prefeitura de Cubatão. O desconforto atingiu um número ainda maior de pessoas, já que resíduos do gás se espalharam rapidamente e atingiram a avenida Nove de Abril, a principal da cidade, com grande concentração de lojas e tráfego de veículos. Alguns comerciantes fecharam momentaneamente as portas.

A Petrobras, a Braskem e a Petrocoque evacuaram parte das equipes de trabalho. Até o início da tarde desta sexta, os órgãos oficiais não haviam divulgado em qual empresa ocorreu o vazamento, mas o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas apontou que o dióxido de enxofre se espalhou a partir da tubulação de uma unidade da Anglo American. De acordo com a Cetesb, o vazamento foi contido rapidamente e não há risco de contaminação das fontes de água e da vegetação do entorno do polo petroquímico. A companhia informou, também, que sua equipe técnica ainda está levantando informações no local do vazamento.