Distribuição de 500 mil preservativos, blitz educativa e oferta de testes rápidos são algumas das ações feitas no Paraná nesta semana para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A mobilização faz parte da campanha do Governo do Estado que, em parceria com os municípios, quer alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das DST durante e depois do carnaval.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o público-alvo da campanha são os jovens de 15 a 29 anos. Temos registrado um aumento significativo no número de casos de HIV e hepatites nesta faixa etária. Por isso, queremos direcionar o trabalho de conscientização principalmente para este público, disse Eliane.

No Litoral, os dois hospitais de campanha montados em Guaratuba (Praia Central) e Matinhos (Caiobá) funcionarão normalmente de quinta-feira (12) até quarta-feira (18). Quem quiser poderá fazer gratuitamente os testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O procedimento é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa.

À noite, as ações educativas serão concentradas nas principais festas de carnaval do Estado. Equipes de saúde vão distribuir preservativos e orientar os foliões sobre como evitar a transmissão de doenças.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, o trabalho é intensificado nesta época porque o carnaval é considerado um período de risco para novas infecções. O apelo sexual das festas, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis às formas comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo, explica Santos.

Atividades já estão programadas para os dias de folia em Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O objetivo é orientar as pessoas que aproveitarão os desfiles de blocos e escolas de samba, além dos trios elétricos da Matimbanda, da Caiobanda e da Banda de Guaratuba.

No interior do Paraná, ações educativas também serão feitas pelas equipes de saúde com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das DST. As equipes vão estar em parques, praças, calçadões, semáforos e balneários da costa Oeste.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

VEJA AS AÇÕES PROGRAMADAS PARA O CARNAVAL

2ª REGIONAL DE SAÚDE – CURITIBA E RMC

Colombo

13/02 – distribuição de preservativos e informativos no terminal de ônibus Alto Maracanã; visita, orientações e distribuição de preservativos e informativos nas casas noturnas, boates e outras festas.

Pinhais

O município promove neste ano a campanha A Vida é Melhor sem Aids, com ações educativas e distribuição de preservativos.

Até o carnaval – instalação de oito outdoors em pontos estratégicos do município.

Até 13/02 – fixação de 250 cartazes nos ônibus metropolitanos, 250 cartazes em pontos estratégicos da cidade, distribuição de sete mil panfletos educativos e 27 mil porta-preservativos.

As atividades serão realizadas em parceria com as Unidades de Saúde, no terminal de ônibus, nas ruas e em casas noturnas.

Piraquara

O município de Piraquara distribuirá preservativos e materiais educativos em bares e lanchonetes. Além disso, será reforçado o estoque de preservativos disponíveis nas unidades e serviços da saúde da cidade.

Araucária

Até 13/02 – em parceria com acadêmicos de biomedicina da Facear Araucária, o município vai distribuir materiais educativos e preservativos nas ruas de maior movimento da cidade.

3ª REGIONAL DE SAÚDE – PONTA GROSSA

Arapoti

Até 13/02 – distribuição de preservativos, orientação sobre as DST com material informativo e realização do teste rápido no SAE/CTA. Também serão distribuídos preservativos em ruas de maior movimento e no principais bares.

Ponta Grossa

Programação da Secretaria de Cultura com ações de abordagem ao público, entrega de preservativos e material informativo.

12/02 – concurso da rainha, rei momo e de fantasias na Estação Saudade com entrega de preservativos e material informativo sobre DST e aids.

13/02 – festa abre alas da folia na Estação Saudade com entrega de preservativos e material informativo sobre DST e aids.

14/02 – desfile das escolas de samba e blocos na Avenida Vicente Machado com entrega de preservativos e material informativo sobre DST e aids.

16/02 – desfile das escolas de samba e blocos na Avenida Vicente Machado com entrega de preservativos e material informativo sobre DST e aids.

Sengés

Até 13/02 – atividades educativas nas unidades de saúde e entrega de preservativos aos usuários dos serviços de saúde e em ponto estratégico no Centro da cidade.

5ª REGIONAL DE SAÚDE – GUARAPUAVA

Turvo

13/02 – Blitz educativa em frente ao Centro de Saúde, com distribuição de preservativo e entrega de folhetos informativos sobre DST e aids.

Demais municípios

Até 13/02 – oferta de testes rápidos nos dias de carnaval e distribuição de folders e preservativos em clubes e boates.

9ª REGIONAL DE SAÚDE – FOZ DO IGUAÇU

Foz do Iguaçu

15 a 17/02 – entrega de preservativos e panfletos informativos durante o Carnaval de Saudade, na Rua Marechal Deodoro.

11ª REGIONAL DE SAÚDE – CAMPO MOURÃO

Campo Mourão

A Secretaria da Saúde faz ações em conjunto com as Universidades para prevenção em DST/Aids. As próximas campanhas de teste rápido serão na UTFPR (12/02) e no calçadão do Edifício Antares (14/02).

Engenheiro Beltrão

13 a 17/02 – distribuição de material informativo e de preservativos no carnaval de rua.

Roncador

13 a 17/02 – distribuição de folder e preservativos nas principais ruas da cidade.

Terra Boa

13 a 17/02 – teste rápido e distribuição de preservativos em indústria da cidade.

Os demais municípios vão intensificar a abordagem da população nas unidades de saúde.

12ª REGIONAL DE SAÚDE – UMUARAMA

Umuarama

13 a 17/02 – panfletagem e distribuição de preservativos nos bailes carnavalescos de salão e no carnaval de rua.

24 a 25/02 – oferta de testes rápidos no CTA, Posto Central.

Nos demais municípios, panfletagem e distribuição de preservativos nos bailes carnavalescos, palestras em escolas, intensificação de testes rápidos em horários estratégicos com orientações. Panfletagem em locais estratégicos com divulgação dos testes rápidos nos municípios e distribuição de preservativos.

14ª REGIONAL DE SAÚDE – PARANAVAÍ

Alto Paraná

13 a 17/02 – panfletagem com distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade.

Mirador

Até 13/02 – panfletagem, distribuição de preservativos e orientação em unidades de saúde, no comércio e na prefeitura.

Paranavaí

Até 13/02 – manutenção de uma fanpage no facebook para divulgar informações e interagir com a população.

Até 13/02 – distribuição de preservativos nas ruas e no comércio.

14/02 – Paradão no centro da cidade e visitas às empresas com entrega de material informativo e preservativos. À noite, o tradicional bloco carnavalesco da saúde participará do carnaval de rua e visitará os clubes da cidade.

Porto Rico

Até 13/02 – distribuição de materiais educativos e preservativos em pontos estratégicos do município.

Querência do Norte

Até 13/02 – distribuição de preservativos e folder com orientações sobre DST/AIDS, afixação de cartazes educativos em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade. Também haverá divulgação dos testes rápidos disponíveis na rede pública.

12/02 – Paradão na Avenida Central da cidade.

Santa Isabel do Ivaí

Até 18/02 – Intensificação de realização do teste rápido de diagnóstico de HIV e aconselhamentos da população.

13/02 – Distribuição de preservativos em empresas da cidade.

14/02 – Ação educativa e distribuição de preservativos na praça Drº Eduardo Otto.

São Pedro do Paraná

12/02 – Palestra nas escolas sobre prevenção na adolescência.

Até 13/02 – distribuição de preservativos em clubes da cidade, no distrito Porto São José, na barranca do Rio Paraná, no posto de gasolina e na lanchonete beira-mar.

16ª REGIONAL DE SAÚDE – APUCARANA

Arapongas

Ações de conscientização e prevenção, com distribuição de folderes e preservativos em diferentes locais.

15/02 – Clube Cabana – Baile de Carnaval

17/02 – Clube Cabana – Baile de Carnaval

17/02 – CCI Petrópolis- Baile de Carnaval

18ª REGIONAL DE SAÚDE – CORNÉLIO PROCÓPIO

Cornélio Procópio

Até 17/02 – divulgação dos locais de realização de testes rápidos. Orientações sobre as formas de prevenção das DST e distribuição de preservativos nas noites de Trio Elétrico na Avenida Quinze de Novembro.

Andirá

Até 17/02 – intensificação da oferta de testes rápidos nas unidades de saúde e palestra com distribuição de preservativos em empresas da cidade.

Bandeirantes

12/02 – blitz educativa no Centro com distribuição de panfletos sobre DST/Aids e hepatites virais. Orientações no mesmo local sobre a importância dos testes rápidos e distribuição de preservativos.

20ª REGIONAL DE SAÚDE – TOLEDO

Diamante D’Oeste

12/02 – palestra na unidade de saúde com distribuição de preservativos e realização de testes rápidos.

13/02 – blitz na avenida central com distribuição de materiais educativas e preservativos.

Guaíra

12/02 – ações educativas em aldeias indígenas, com testes rápidos e orientações sobre prevenção.

13/02 – blitz educativa na Avenida Central.

Marechal Cândido Rondon

13/02 – panfletagem e entrega de preservativos nos semáforo, portal da cidade e comércio. Intensificação da divulgação e execução dos testes rápidos nas unidades de saúde.

Maripá

13/02 – palestras em empresas para esclarecer os temas relacionados a Campanha de Carnaval e distribuição de preservativos.

Mercedes

Até 13/02 – exposição de banner educativo no centro de saúde, distribuição de material com orientações, panfletagem nos dias dos jogos do Verão Paraná. Também haverá distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade.

Quatro Pontes

13/02 – blitz educativa com entrega de materiais educativos, preservativos e outros brindes como porta-preservativo e lixeira para carro na Avenida Presidente Epitácio. Também será possível fazer o agendamento de teste rápido na unidade de saúde.

Santa Helena

12/02 – blitz educativa nas principais ruas e avenidas do município.

21/02 – panfletagem e distribuição de preservativos no centro de informações da praia e nas festas de carnaval.

São Pedro do Iguaçu

Até 17/02 – serão distribuídos kits com folderes e preservativos nos dias de desfile dos blocos carnavalescos.

21ª REGIONAL DE SAÚDE – TELÊMACO BORBA

Telêmaco Borba

Até 13/02 – palestras, panfletagem e distribuição de preservativos nas unidades de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial. Também haverá ação educativa na praça central da cidade.