As aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam hoje para os mais de 100 cursos de graduação. São cerca de 30 mil alunos — calouros e veteranos — voltando às salas de aula ou tendo contato, pela primeira vez, com o ambiente acadêmico da mais antiga universidade do Brasil. As aulas têm início em todos os campi da UFPR, localizados nas cidades de Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Palotina e Jandaia do Sul. 

Nos primeiros dias, os calouros já têm uma importante responsabilidade: realizar a confirmação de sua matrícula. O procedimento, embora bastante simples, merece atenção redobrada dos estudantes, pois pode colocar em risco a vaga conquistada. De acordo com o Núcleo de Assuntos Acadêmicos, o aluno ingressante na UFPR tem os dias 23, 24 e 25 de fevereiro para comparecer pessoalmente à coordenação de seu curso e assinar a lista de confirmação de vaga.
Entre os dois semestres de 2015, deverão entrar na Universidade quase 5 mil novos alunos. Segundo dados reunidos pelo Núcleo de Concursos da UFPR junto aos aprovados no Vestibular 2014/2015, a maioria desses estudantes tem até 23 anos (77%) e são provenientes do próprio Paraná (85%).

PUC-PR — Nesta semana os estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) participam da tradicional Acolhida aos Calouros. O objetivo do evento é que os novos estudantes se sintam em casa já nos primeiros contatos com a PUCPR. Na ocasião, os alunos poderão conhecer os diferenciais e o compromisso com a formação integral da PUCPR.
No Campus Curitiba a acolhida acontece na quarta-feira, em dois horários. A recepção aos calouros da manhã e tarde acontece às 8 horas, e os alunos da noite às 19h30, ambas no Ginásio de Esportes no Prado Velho.
No Câmpus Curitiba, haverá um momento cultural com apresentação dos grupos de dança, teatro, coral e orquestra de câmara da PUCPR. Em todos os câmpus estão programadas atrações especiais para receber os calouros da Universidade.
UTFPR — As aulas na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), referentes ao segundo semestre de 2014 começaram no dia 2 de fevereiro. O segundo semestre tem mais um mês de aulas e respectivas avaliações para, então, terminar no dia 9 de março. Já no dia 18 do mesmo mês iniciam-se as aulas do primeiro semestre de 2015.