O mapa da mina, na rústica, sofisticada e agora sede do Festival de Música digno
das grandes capitais européias

TRANCOSO
É gente com grana e muito estilo que desfila com sandália havaiana e bermuda no Quadrado, jantando nos restaurantes descolados, comprando artesanato nas lojinhas do pedaço, curtindo a balada longe do estresse das grandes cidades.

Celebridades, empresários e principalmente ricaços, fazem a clientela das pousadas charmosas, com ambientes rústicos, mas de muito bom gosto. Mosquiteiros cobrem as camas, avisando que o cuidado é mais do que necessário. O conforto existe, o colorido é local e as mordomias chegam, com preços de hotéis cinco estrelas. Os hóspedes constantes voltam sempre e não reclamam.

Caminhar faz parte do programa diário, já que no Quadrado o trânsito é feito no entorno. Na alta temporada, feriados e finais de semana, é sempre bom fazer reserva para o jantar, porque os restaurantes costumam abrir à noite, enquanto a maioria da clientela percorre as praias das proximidades durante o dia. A balada é pé na areia, quando a população aumenta.


Conforto e bom gosto, combinação perfeita para quem quer os pés na areia

DESCOBERTA TARDIA
Fundada por portugueses no século XVI, até há pouco tempo era conhecida apenas pelos seus habitantes, em pequeno número. Foi na década de 70, quando os hippies estavam na moda, que tudo começou a mudar.

Belas praias atraíram estrangeiros e alguns brasileiros bem informados, que foram ocupando o Quadrado, onde as construções simples se transformaram em lojinhas, restaurantes e bares. Pousadas charmosas garantiram a presença de ricos e famosos, ponto de encontro de Vips até do exterior.

O verdadeiro paraíso que são as praias – Nativos, Coqueiros, Rio Verde, do Espelho (considerada uma das mais bonitas do Brasil) – garantiu o regresso dos turistas. É com uma estada mais prolongada que será possível conhecer as praias únicas, como Ponta de Itaquena, com sua mata nativa ou Rio da Barra , foz do rio, com piscinas naturais na maré baixa e falésias vermelhas. Dá para ir de bicicleta até Praia de Itapororoca, ou utilizar o quadriciclo e o caiaque na exploração da região.

Para hospedagem em Trancoso, as pousadas cheias de estilo ficam junto ao Quadrado (que na verdade é um retângulo), junto dos bares, restaurantes e pequeno comércio. Nas praias Rio Verde e dos Nativos, a hospedagem é pé na areia. No bairro Bosque , entrada do Quadrado, ficam as acomodações mais baratas e ainda mais simples. Outra opção é Caraiva, onde os preços são mais acessíveis e a vila mantém o estilo rústico.

São boas escolhas a Pousada Bahia Bonita, Vila do Sol e Etnia Clube do Mar, que oferecem serviço de praia mesmo para quem não é hóspede.


Serra da Capivara, um tesouro raro, sempre em perigo

FESTIVAL DE MÚSICA
Mas Trancoso não é apenas não fazer nada e depois descansar. Entre 7 e 14 de março acontece a 4ª. versão do Festival de Música – MeT -, que ano passado recebeu mais de 10 mil espectadores. Para 2015 estão sendo esperados mil visitantes ao dia, aplaudindo aos 40 solistas, maestros e dançarinos, as 2 orquestras ( Sinfônica do Rio Preto e Orquestra Experimental), num total de 200 músicos.

Vesselina Kasarova (mezzo soprano búlgara), Joe Locke (vibrafonista californiano), Enrique Folger (tenor argentino), os maestros Roberto Minczuk, Carlos Moreno e o francês Benoit Fromanger. E mais: Rüdiger Liebermann (violinista da orquestra Filarmônia de Berlim), Quinteto Celibidache liderado por Lorenz Nasturica – Herschowici , Maciej Pikulski (pianista) e os brasileiros Cesar Camargo Mariano, Paulinho da Viola e Fabianna Cozza, transformam a pequena Trancoso em palco internacional .

Além da parte social e do brilho, os 600 alunos de 5 escolas do Sul da Bahia estarão assistindo aos eventos, participando de máster classes ministradas pelos solistas, nas apresentações no Teatro L’Occitane/ Trancoso e, ao ar livre, na Praça do Bosque.

Veja em www.musicaemtrancoso.org.br. Quem está fazendo a divulgação para a imprensa é a equipe da Baobá, com sede em São Paulo.


Na pousada Etnia Clube, a mordomia vai até a beira do mar

COSTA DO DESCOBRIMENTO
São 130 quilômetros reunindo os municípios formadores da Costa do Descobrimento. Trancoso faz parte do grupo, junto com Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho, Caraíva, Monte Pascoal, Santa Cruz de Cabrália, Santo André, Santo Antonio, Belmonte e Mogiquiçaba.



Pousadas charmosas e confortáveis, um ponto alto de Trancoso

AINDA NA BAHIA

ARRAIAL D’AJUDA
Ao Sul de Porto Seguro, a pequena Arraial d’Ajuda é famosa pelas praias. Distante apenas 1h30 de avião do Rio de Janeiro, acolhe aos visitantes com uma grande floresta atlântica. Foi lá que chegaram os primeiros jesuítas europeus ao Brasil e muitas lendas cristãs surgiram na região, atraindo no passado aos peregrinos cheios de fé.

Uma igreja colonial e casas de época testemunham outras eras, marcando a história do lugar. O centro, tombado pelo Iphan, abriga a matriz de Nossa Senhora da Ajuda, de 1551, de onde o visitante avista a Estrada da Balsa e o encontro do rio com o mar.

Além das baladas, praias, piscinas naturais, ecoturismo, gastronomia, Mucupê, ilha dos Aquários, parque aquático, tem ainda o primeiro borboletário da Bahia, considerado um dos melhores do Brasil. São mais de 1000 metros quadrados de área de voo, para abrigar centenas de espécies raras de borboletas.


Etnia Clube de Mar fez a fama na bela praia baiana

PRESERVAÇÃO NO PIAUÍ
O Parque Nacional da Serra da Capivara, área inóspita no sertão do Piauí, é referência internacional pelas inúmeras pinturas rupestres e formações rochosas milenares. Há anos seus mais de 500 sítios arqueológicos, a fauna e a flora estavam ameaçados pela caça e atividades econômicas predatórias.

A arqueóloga Niéde Guidon criou, em 1986, a Fundação Museu do Homem Americano – Fundham – conseguindo modificar um pouco o cenário negativo, transformando o Parque Nacional da Serra da Capivara em exemplo na região.

Depois de assinar convênio de gestão conjunta com o Ibama em 1994, a Fundação desenvolveu uma série de projetos para conservar a caatinga, os animais e os sítios arqueológicos. O lugar está entre os que apresentam maior número de inscrições rupestres no mundo e bem merece todos os cuidados. Já existe uma infra estrutura para visitantes, com centro de apoio, caminhos de acesso, passarelas, trilhas sinalizadas e o museu que expõe ferramentas, cerâmicas, urnas funerárias e múmias. Projetos comunitários nos arredores do parque iniciaram trabalhos para garantir melhora de condições de vida para a população local. Sertanejos foram incentivados a trabalhar com apicultura, cerâmica artesanal e atividades ligadas ao ecoturismo. Também foram criadas escolas. O principal esforço é desestimular práticas enraizadas no modo de vida local há séculos, como a caça dentro da reserva natural.