O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (11) a criação de uma Delegacia da Mulher em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. O local irá contar com profissionais treinados para um atendimento especializado de mulheres vítimas de violência e também trará mais agilidade nos inquéritos policiais relacionados à violência doméstica. O anúncio foi feito durante reunião do governador com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e ao deputado estadual Wilmar Reichembach.

Vamos estruturar esse espaço para dar um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência, buscando somar esforços na proteção deste público, ressaltou o governador. É uma antiga reivindicação da população de Francisco Beltrão e do Sudoeste do Paraná, que trará mais dignidade a essas mulheres, completou Richa.

Inicialmente, o atendimento às vítimas de violência doméstica será subordinado à 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, que já oferece um tratamento diferenciado a este público. Temos buscado convênios com abrigos e universidades da região para dar apoio psicossocial às mulheres vítimas de violência, além de procurar dar mais celeridade na resolução desses casos, trazendo mais dignidade e tranquilidade às vítimas, explicou a delegada Emanuelle Carolina Baggio, da 19ª SDP.

As denúncias de violência contra a mulher cresceram muito desde a promulgação da Lei Maria da Penha, por isso é importante a criação de um local especializado para este atendimento, ressaltou a delegada. A mulher que sofre violência fica muito vulnerável psicologicamente, até mesmo por causa da relação próxima com o agressor. Ser atendida por uma equipe preparada, formada por outras mulheres, faz a diferença nesses casos, afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, ressaltou que o Paraná já conta hoje com 16 Delegacias da Mulher, e a ampliação dessa rede é fundamental para trazer mais dignidade às vítimas. Muitas mulheres que sofrem violência em casa acabam sendo vítimas novamente se não tiver um espaço especializado para acolhê-la, explicou o secretário. Para esse atendimento inicial em Francisco Beltrão, vamos preparar uma ala especial na 19ª Subdivisão, para não expor ainda mais a vítima, afirmou.