A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã, costuma ser uma das épocas mais esperadas do ano pelas peixarias, já que a tradição religiosa aconselha a abstinência de carne vermelha como gesto de conversão. Em 2015, porém, empresários notam que o consumo de peixe ainda não alavancou. Para eles, a mania dos curitibanos de deixar as compras para em cima da hora e a alta nos preços são os fatores que mais influenciam.
A expectativa do setor é de que a procura por peixes comece a crescer a partir da semana que vem, atingindo o pico na quarta, quinta e sexta-feira (Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão) da semana que antecede o Domingo de Páscoa, que em 2015 cairá no dia 05 de abril.

O pessoal deixa sempre para comprar na última hora. É na Semana Santa que as vendas aumentam. Como é um produto perecível, que estraga fácil e é difícil de armazenar, o pessoal deixa para comprar na última semana, afirma Pedro Kosowski, proprietário da Peixaria Cruzeiro, localizada no bairro Água Verde.
Apesar do movimento tardio, o comerciante espera conseguir pelo menos dobrar as vendas nas próximas semanas. Essa época do ano é a melhor para a gente. Costumo dizer que a Semana Santa é a Semana do Peixe. Sempre tem bom movimento. A procura fica muito grande e as vendas crescem mais de 100%.
Mas nem todo mundo está tão otimista. Como o preço do peixe cresceu entre 7% e 15%, tem muita gente adiando ou mesmo reduzindo a quantidade de peixe que compra. Na Quarta-Feira de Cinzas tivemos um movimento bom, mas depois ficou normal. Na verdade, as vendas estão até abaixo do esperado, diz André Gustavo Borges Arantes, proprietário da Peixaria Arantes, localizada no Rebouças. Desde o começo do ano o preço do peixe subiu bastante, teve um aumento considerável. Nem repassamos todo o aumento para o produto senão iria cair demais a procura, complementa.

Segundo os comerciantes, os produtos mais procurados são bacalhau, camarão, salmão e tilápia. Geralmente o que acontece é que os clientes que já compram aumentam a quantidade que consomem no período de Quaresma, mas os próprios produtos que já usam. O que tem uma variação grande é o bacalhau e peixes inteiros, como salmão, por conta da procura por redes de hotéis e restaurantes, conta Gissele Marcante, gerente comercial da peixaria Terra e Água, localizada no Jardim Viviane, em Campo Magro.