Morangos frescos e aspargos, restaurantes com mesas na calçada, igrejas barrocas, ruínas romanas. E sinos repicando a todo instante. É Roma durante a Páscoa, um dos destinos mais procurados na Primavera europeia.

Se você planeja conhecer a capital italiana agora, saiba que não estará sozinho. A Cidade Eterna é ponto de encontro de turistas e peregrinos há milênios e o número deles continua a crescer como as águas do Tibre depois de uma chuvarada. Porque pode chover na Primavera e, quando acontece, é para valer.

A Semana da Páscoa é uma das mais movimentadas e lotadas de visitantes, é bom saber disso com antecedência: as diárias dos hotéis chegam às alturas, os taxistas romanos – algumas das criaturas mais surrealistas do mundo – estão no auge de sua má forma e a imensa massa de visitantes circula pela cidade nos ônibus de turistas, que parecem dinossauros mancos.

É bom lembrar também que a segunda feira que se segue ao Domingo de Páscoa na Itália, e em grande parte da Europa, é feriado que os romanos chamam de pasquetta.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

A Cidade Eterna é uma das capitais mais procuradas pelos turistas no mundo

ROTA DE FUGA
Uma maneira de enfrentar Roma nessa época do ano é tentar evitar as multidões que se arrastam pelo Vaticano, pelos museus, pelo centro histórico da cidade. Roma tem seus segredos e um deles são os cantos de sossego, um pouco fora das rotas principais dos turistas, mas que não são difíceis de descobrir.

Um deles é o Aventino, um dos sete montes originais da cidade, onde as famílias novres construíram no passado suas moradas, nos últimos dias do império. Ele sobe a partir das ruínas do Circo Massimo, que outrora foi o maior estádio de Roma e hoje é pouco mais que uma grande esplanada com grama. Vai até Santa Sabina, uma das mais antigas e belas igrejas romanas, ladeada por dois belos jardins.

Outra maneira de evitar multidões é fazer um passeio de um dia para fora de Roma. Escolha qualquer destino, porque abriga sempre os cenários e os aromas de uma típica primavera italiana.

Óstia Antica por ser uma opção: é a velha cidade portuária romana, distante meia hora da cidade moderna – e a Via Appia, outra idéia, rodovia ancestral que fica fechada aos domingos para caminhadas, passeios de bicicleta e visitas às catacumbas.


A escultura de Moisés é outra atração grátis em Roma

PARA QUEM FICA
Se ficar em Roma, vá até a praça de São Pedro, para a missa de Páscoa celebrada pelo Papa no domingo. Ou fique confortável no seu hotel e assista a missa pela televisão. Roma sempre oferece um programa de concertos e exposições de arte especiais no período da Páscoa. Pode ser canto gregoriano na basílica de Santa Maria in Aracoeli, a igreja no alto do norte do monte Capitolino. Ou um show de luz e som no castelo Sant’Angelo, a fortaleza circular próxima do Vaticano.Também uma exposição rara no Palazzo dele Esposizioni, na Via Nazionale, ou na Academia Americana de Roma, na Via Angelo Masina.


Piazza Navona, uma das mais visitadas pelos turistas, é considerada entre as mais belas praças do mundo

DORMINDO BEM
Dormir em um dos pequenos hotéis no Aventino pode significar paz e economia. A maioria fica a dez minutos a pé da estação Circo Massimo do metrô e uma pequena corrida de táxi leva até à estação de trens Ostiense, que tem linha direta até o aeroporto internacional de Roma.

Uma das opções é o hotel Sant, Anselmo, na Piazza Anselmo. Perto dica o Domus Aventino, na Via di Santa Prisca, que tem alguns quartos com varanda para o belo quintal de uma igreja vizinha. Em conta é o hotel Aventino, com jardim próprio na Via San Domenico. Para mais sofisticação o endereço é o hotel Forum, na Via Tor de Conti, que tem restaurante na parte superior, ajardinado. É mais caro. Caro é também um dos melhores hotéis da cidade, o Eden, na via Ludovisi, com um amplo terraço na cobertura.


Em qualquer esquina romana, uma obra de arte, um monumento, uma praça especial

PASSEANDO MELHOR
Depois de conhecer as ruínas e jardins do Palatino, atravessar o Circo Massimo e subir a partir do aterro no lado sul, que leva a meio caminho do monte Aventino, é fácil seguir as placas que indicam Santa Sabina, Sant’Alessio e Sant’Anselmo, as três igrejas coroando o monte. Santa Sabina é um exemplo perfeito de basílica do século V, cheia de luz e de espaço. Os painéis escavados na porta à esquerda da porta principal também são do século V e mostram uma das mais antigas representações da crucificação de que se tem notícia.

Cruzando o pátio de Santa Sabina se chega ao jardim murado cheio de laranjeiras, e um mirante que dá vista panorâmica para a cidade e seus telhados e cúpulas. Outra visão especial se tem caminhando pela via Santa Sabina até a Piazza dei Cavalieri de Malta, onde um mosteiro famoso é procurado pelo buraco de fechadura que dá visão em miniatura da basílica de São Pedro.

Na mesma área há um centro de artes – o Centrale Montemartini – na Viale Ostiense. O destaque é uma coleção de 400 esculturas antigas que estavam no porão dos museus Capitolinos e ficaram expostas na primeira usina de energia elétrica de Roma. Há uma livraria no segundo andar e uma cafeteria no terceiro. De ambas é só olhar para baixo, para avistar um grande mosaico retratando uma cena de caça.


Na capital italiana é preciso olhar aonde se pisa, levantar o olhar para o alto, prestar atenção às fachadas dos prédios. Tudo é arte

OSTIA ANTICA
Uma grande área de casas quase em ruínas, lojas e teatros foram Ostia Antica que, depois de Pompéia, dão a melhor idéia de como era o modo de viver da antiga Roma.

Para chegar até lá basta ir até a estação Piramide e pegar o trem até a parada de Ostia Antica. A estação fica a uma curta caminhada do sítio arqueológico, aberto ao público de terça a domingo.

É à noite que partes do centro histórico de Roma ganham ares de Idade Média, com suas vielas escuras que terminam em piazzas pouco iluminadas. Como a Piazza Montevecchio, na região entre a Piazza Navona e o rio Tibre. Um local com alguns restaurantes da boa e tradicional culinária romana. Basta provar um risoto com repolho roxo e presunto ou um prato à base de peixe, sem esquecer do cordeiro com vegetais , sempre uma boa escolha.

Em geral o panorama gastronômico de Roma se mantém estável, com nomes, endereços e cardápios mantidos por gerações. O que não impede o aparecimento de casas que mudam o menu diariamente. O que não pode faltar na mesa são as massas à matriciana, os assados de carneiro ou cabrito. E os famosos sorvetes de frutas e cremes e os doces tradicionais. É esquecer da balança e ser feliz.


Em Campo dei Fiori, a homenagem a Giovanni Bruno e a feira de alimentos e flores, destacando os melhores produtos, tradição na culinária romana

NEM TÃO CARO ASSIM
Em tempos bicudos como os que estamos vivendo, é bom saber que Roma é um imenso museu a céu aberto. Consulte o www.romaturismo.it para saber o que pode custar e o que é grátis. E gratificante. Coliseu, museus Capitolini e museus do Vaticano são pagos.Mas há muito a ser visto sem gastar nada, ou quase nada.

O centro histórico é relativamente pequeno e pode – e deve – ser percorrido a pé. Aproveite para ver o Forum Romano, centro da Roma antiga e leve um guia na mão, para percorrer o lugar com calma. Reserve logo um dia para tanto. Procure chegar cedo, enquanto a maioria dos turistas ainda estará dormindo, já que o lugar abre às 9 horas, e o Forum será quase uma exclusividade sua.

Belos símbolos de Roma são as fontes. As de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) estão espalhadas por todo centro histórico e a mais famosa delas é a de Trevi, que vive lotada de turistas. Todos procurando jogar suas 3 moedinhas na fonte, para assegurar um retorno à Cidade Eterna.

A piazza Navona tem outra grande obra de Bernini, a fonte dei Fiumi. Inaugurada em 1651, a obra foi custeada por meio de impostos impopulares sobre o pão e outros gêneros de primeira necessidade. As estátuas de quatro gigantes representam Nilo e da Prata.


Nas ruínas romanas, a história da humanidade

Considerada como uma das praças mais bonitas do mundo, a Navona tem muitos cafés e restaurantes, cercada de prédios de arquitetura barroca e lotada de vendedores de lembrancinhas e outras quinquilharias.

Outra fonte de Bernini que se destaca é a della Barcaccia, na praça di Spagna, cujas escadarias servem de ponto de encontro entre jovens italianos, vendedores e muitos turistas. Subindo seus degraus, se chega à igreja Trinitá dei Monti, local de onde se tem uma bela vista sobre uma das principais atrações da cidade. Fica por perto o parque Villa Borghese, também com obras de Bernini e o magnífico museu com o mesmo nome do parque.

Um dos maiores exemplos da grandeza das realizações romanas é o Pantheon, que não cobra entrada. O impressionante edifício tem um interior abobadado, construído no ano 120, com um círculo aberto no alto, única entrada de luz, mas suficiente para iluminar todo o amplo recinto. Estão no Pantheon túmulos de personalidades da história italiana, como o rei Vittorio Emanuele 2º e o do artista renascentista Rafael.

Também é gratuita a visita ao monumento a Vittorio Emanuele 2º , em frente à praça Venezia, onde também está a famosa Boca della Veritá.


Esculturas de Bernini, um roteiro de grande beleza também na Piazza Navona

VATICANO
A sede papal fica fora do centro histórico de Roma e para chegar lá é só usar o trem ou o metrô. A suntuosa basílica de São Pedro não cobra entrada. E é onde o turista vai poder apreciar uma das obras primas de Michelangelo, a Pietá. O domo da basílica também foi projetado por Michelangelo.

Outra visita gratuita é ao túmulo de João Paulo 2º , cuja entrada fica ao lado da basílica. Para ver o atual pontífice, o papa Francisco, também não custa nada. Basta consultar o site www.vaticano.va, para saber os horários de suas missas.


Ser artista, um sonho realizável por todos na capital italiana

BELEZAS PRÓXIMAS
O trem na Itália custa pouco, se você escolher a viagem em segunda classe. Para ir até Florença bastam apenas 3 horas e meia. É bom saber: aos sábados as passagens têm desconto. Veja no site da Trenitalia – www.trenitalia.it. Para Toscana ou Umbria uma boa escolha são os ônibus. Se escolher Florença, a magnífica,reserve tempo para conhecer Pisa e sua torre inclinada. Para alguns lugar de fácil acesso e apelo turístico, como Ostia Antica, é só pegar a linha B do metrô até a estação Piramide. Vizinha ao metrô fica a estação ferroviária Porta San Paolo, com trens partindo a cada 15 minutos para Ostia Antica. A viagem dura meia hora. Vai valer a pena.