Seja por comodidade, praticidade, economia, falta de tempo ou simplesmente preguiça, o fato é que a oferta e a procura por serviços em domicílio têm crescido nos últimos anos, principalmente nas grandes cidades, como Curitiba. Além dos já tradicionais deliverys de comida, agora há veterinários, cabeleireiros, maquiadores e até mesmo lojas de roupas que, literalmente, vão atrás de seus clientes.
Os argumentos para as pessoas optarem pelos serviços em domicílio são muitos. Um dos principais é o trânsito. Na Capital, por exemplo, os trabalhadores perdem mais de uma hora por dia no trânsito para ir e voltar do trabalho, segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Outro bom argumento é economizar. O preço da gasolina já foi reajustado duas vezes em 2015, acumulando alta de mais de 12% em Curitiba. Com tudo isso, acaba saindo até mais em conta ser atendido em casa, com todo o conforto e comodidade que somente o lar pode oferecer.

Uma das pessoas que tem usufruído das vantagens dos serviços em domicílio e deliverys é a universitária Estefani Keiko Fujimoto, de 26 anos. Como ela trabalha de manhã na recepção de uma academia e de noite faz faculdade, o tempo as vezes acaba ficando curto para poder sair fazer compras, ir ao cabeleireiro ou mesmo preparar a comida.
É muita correria e, para piorar, eu e meu noivo não temos carro. Então acaba até saindo mais barato pagar para que entreguem as coisas ou nos atendam em casa, conta a estudante. Todos os meses, por exemplo, recebemos uma cesta de frutas e verduras em casa. Pagamos até mais em conta, não saímos de casa e o produto é de melhor qualidade, afirma. Estefani também já utilizou os serviços em domicílio para preparar o cabelo e para um atendimento ao seu poodle, que se chama Ozzy, num dia que ele passou mal em casa.

Mas nessa nova velha onda, não são só os clientes que saem ganhando. Para os comerciantes e prestadores de serviços, é uma ótima oportunidade de dinamizar o negócio, oferecer um diferencial e ainda fidelizar a clientela. Dependendo do tipo de serviço ou produto que vá ser oferecido, ainda é possível economizar o aluguel (já que o atendimento será na casa dos clientes, eliminando a necessidade de um espaço físico) e começar o negócio com um investimento inicial muito menor.
Com tantas vantagens, é unanimidade que em breve o delivery e o atendimento em domicílio se tornará algo obrigatório para o comércio e quem não oferecer o serviço pode acabar ficando para trás. Eu não tenho dúvidas de que a tendência do mercado é tudo virar lojas itinerantes e com profissionais cada vez mais atendendo em domicílio. O custo fixo para manter o negócio é muito menor e hoje ainda tem a questão de que é muito difícil achar bons pontos fixos por um preço por um preço razoável, afirma Fabiane Post Ploposki, criadora da Boutique de Rua, uma loja de roupas que funciona em um furgão adaptado e que atende as clientes em suas casas ou em seus trabalhos.

Trabalhando há sete anos com maquiagem e produção de noivas, debutantes e formandas em domicílio, Silvia Salomão tem uma opinião parecida com a de Fabiane. Segundo ela, a oferta tem crescido muito nos últimos anos. Tem aumentado muito e aumenta cada vez mais (a oferta de serviços). E o mais bacana é que sempre tem procura, nunca falta trabalho. As vezes pode diminuir um pouco o movimento, mas isso é normal quando falamos em profissionais autonômos.
Já a hairstylist Vanessa Souza, que há 16 anos trabalha como cabeleireira, mas há apenas um atende em domicílio, lamenta não ter começado a atender os clientes em suas casas antes, apesar do tempo perdido para se locomover. A única desvantagem (de atender em domicílio) é que eu não posso atender muitas clientes no mesmo dia porque perco tempo me locomovendo, mas mesmo assim compensa bastante. Se eu soubesse, tinha feito isso 10 anos atrás.